Como cadastrar Categorias de Venda para operações fiscais no Sistema ERP

Além de utilizar as categorias de venda para que a venda não movimente estoque ou gere financeiro, você também a utiliza para cadastrar as operações fiscais. Ela é a responsável por informar na venda todos os tributos do produto vendido, de acordo com as informações descritas na operação fiscal. Então, vamos ver como se realiza este cadastro no sistema?!

Importante! O sistema tem por padrão utilizar em vendas a categoria “Venda de Materiais e Serviços”. Ou seja, se você gerar orçamentos/pedidos no sistema e não informar nenhuma categoria de venda, automaticamente o sistema utilizará esta. Logo, se você não deseja informar em toda a venda alguma categoria, recomendamos não cadastrar uma nova categoria e utilizar apenas a já cadastrada, que possui o nome “Venda de Materiais e Serviços”.

Mas se você deseja criar uma nova categoria de venda, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Categorias de Venda. Em seguida, clique em Novo.

Na sequência, na tela Cadastros de Categorias Pedidos/Orçamentos, informe o seguintes dados:

Nome: informe um nome para identificar a nova categoria que está sendo criada. Importante! Lembre-se que para utilizar esta categoria, você deve obrigatoriamente informá-la na venda, na aba Informações Gerais, no campo Categoria. E ainda, será necessário cadastrar as Operações Fiscais com o nome desta categoria.

Movimenta Estoque: selecione esta opção se deseja que seja movimentado o estoque da venda no momento em que irá informá-la no pedido.

Movimenta Financeiro: selecione esta opção se deseja que seja realizado o lançamento financeiro da venda no momento em que irá informá-la no pedido.

Visível nas Operações Fiscais: é obrigatório habilitar esta opção para concluir a operação fiscal.

Clique em Salvar, para concluir o cadastro de categorias de venda.

Após Salvar a categoria, você poderá configurar a operação fiscal em seu sistema, utilizando o nome da categoria recém cadastrada. Para saber mais detalhes sobre isto, siga o artigo: Como Cadastrar Operações Fiscais para NF-e no Sistema ERP.

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

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