Como cadastrar Conta Bancária para emitir boleto no Sistema ERP
Last updated
Last updated
Com o cadastro da sua conta bancária, você terá um controle maior sobre seus dados bancários e saldos. Você poderá cadastrar uma ou mais contas e, ainda, realizar o cadastro da conta bancária que será utilizada para emissão de boletos de cobrança.
Para emitir boletos bancários, primeiramente, entre em contato com a sua instituição financeira. Verifique juntamente com o seu gerente, as seguintes informações:
Conta Bancária: agência, dígito da agência, número da conta, dígito da conta; Nosso Número Inicial: verifique com seu banco o número que deverá ser informado nos boletos emitidos por sua empresa; Carteira Registrada: será através desta que o seu banco receberá a notificação de todos os boletos gerados. Isso é feito com o envio do chamado arquivo de remessa; Nr. Convênio: verifique com seu banco o número do convênio a ser informado nos boletos emitidos por sua empresa; UA, Nome da Agência, Byte Nosso Número e Nº conta difere do Nº cedente: estas informações são utilizadas por algumas instituições emissoras. Antes de começar, solicite ao gerente do seu banco se você irá precisar de alguma destas informações para concluir o cadastro.
Para isso, acesse o menu Cadastros, submenu Contas Bancárias e clique em Novo.
Nesta página, informe os dados da sua conta bancária.
Nome: nome do titular da conta; Empresa: selecione a empresa entre as cadastradas no sistema, a qual a conta bancária pertence; Banco: selecione a instituição financeira da conta bancária; Saldo Inicial (R$): o saldo inicial consiste no valor disponível na conta da empresa. O preenchimento deste campo, possibilita o controle do seu saldo; Habilitar integrações por API: selecione essa opção se o Banco selecionado for Mercado Pago, Cresol ou Asaas, para que seja disponibilizado os campos de integração a serem preenchidos; Habilitar Emissão de Boletos: esta opção será utilizada para emissões de boletos, o sistema disponibilizará a aba Emissão de Boletos; Habilitar recebimento via Pix nas vendas: selecione esta opção se esta conta poderá receber pagamentos via Pix em suas vendas; Agência: número da agência financeira em que sua conta está vinculada; Dígito Agência: este é bem simples de localizar, vem depois do traço (ou espaço) é o dígito verificador. Informe o dígito da sua agência, se por acaso sua agência não tiver dígito, informe zero(0) neste campo; Conta: número da sua conta; Dígito Conta: o dígito da conta é o número que aparece logo após o final do número da sua conta, depois de um traço ou espaço, se por acaso sua conta não tiver dígito, informe zero(0) neste campo.
Em seguida, clique em Salvar. Feito isso, o cadastro da sua conta bancária será finalizado e salvo.
Com a opção Habilitar Emissão de Boletos marcada, você deverá adicionar outras informações na aba Emissão de Boletos.
Nosso Número Inicial: código de controle que permite ao banco e ao beneficiário identificar os dados da cobrança que deu origem ao boleto de pagamento. Verifique com seu banco o número que você deverá informar nos boletos emitidos por sua empresa, siga sempre a sequência dos números; UA: é a Unidade de Atendimento, algumas instituições financeiras utilizam esta informação para configuração dos boletos; Multa (%): taxa cobrada ao dia em porcentagem, após a data de vencimento; Byte Nosso Número: é necessário que seja informado o byte do nosso número para que a emissão dos boletos e conciliação do retorno ocorram. Algumas instituições financeiras utilizam esta informação para configuração dos boletos; Juros Mensais (%): taxa ao mês em porcentagem, após a data de vencimento; Desconto até o Vencimento (%): informe a taxa em porcentagem do desconto para pagamentos antecipados; Emitir boleto com comprovante de recebimento: selecione esta opção para obter o comprovante de recibo do pagador; Instrução para pagamento após o vencimento: informe neste campo uma orientação para os pagamentos efetuados após a data de vencimento.
Em seguida, preencha as informações de protestos:
Banco pode protestar boletos: selecione esta opção se você deseja autorizar o protesto dos boletos em atraso. Esse processo deve ser autenticado pelo banco, informe o prazo em dias, para a realização do protesto; Banco pode devolver boletos: é comum emitir o boleto e o consumidor não pagar, desistindo de efetivar a compra. Selecione esta opção para o banco fazer a devolução dos boletos cancelados, informe o prazo em dias em que o seu banco poderá fazer a devolução dos boletos; Nº conta difere do Nº cedente: este campo aparecerá, de acordo com o banco cadastrado no campo (Base), o código do cedente é um número informado pelo gerente de contas no momento da contratação da carteira de cobrança. Muitas vezes o código de cedente é o próprio número da conta. Dependendo do layout adotado pelo banco, o código do cedente é acrescido de um dígito verificador no layout do boleto.
Em seguida, preencha as informações sobre a Carteira.
No campo Pesquisar, selecione dentre as alternativas, o tipo de carteira que irá utilizar e clique em Adicionar.
Feito isso, será exibido o campo Carteiras Adicionadas, preencha as informações seguintes:
Padrão: caso você adicione mais de uma carteira, o sistema lhe permitirá selecionar a carteira padrão para a emissão; Nome: será o nome da carteira adicionada; Taxa: informe o valor cobrado para emissão do boleto referente ao recebimento do retorno, ainda que o valor pago seja extraído da taxa, o boleto e o seu lançamento será considerado como pago; Somar Taxa no Valor Pago: ao marcar esta opção o sistema irá subtrair o valor da taxa, do valor pago;
Nesta aba será aberto os campos de acordo com o Banco selecionado. Cada banco possui seus campos de preenchimento para integração via API, onde a comunicação será direta junto ao banco para emissão de boletos.
Para saber mais como estar efetuando a integração via API dos Bancos que o Sistema ERP disponibiliza, acompanhe os artigos:
Agora que você já cadastrou os dados bancários e as informações para a emissão dos seus boletos, clique em Salvar.
Fique Atento! Confirme o banco que utiliza para emissão de boletos as informações podem mudar, desse modo, é recomendado sempre confirmar com seu banco as informações a serem preenchidas nesses campos da aba Emissão de Boletos.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!