Como cadastrar Credenciadoras e Taxas de Cartão de Crédito e Débito no Sistema ERP
Last updated
Last updated
No Sistema ERP é possível realizar o cadastro da credenciadora, que é a empresa que lhe fornece como máquinas de cartão de crédito e débito. Além do cadastro, você pode definir as taxas que a credenciadora cobra pelo serviço e habilitar configurações para a quitação automática das transações.
Para realizar essa configuração, acesse o menu Cadastros, submenu Nova Pessoa.
Em seguida, preencha os campos com os dados da credenciadora. É necessário informar o CNPJ da credenciadora e em Rótulos marque a opção Credenciadora. Feito isso, clique em Salvar.
Nesta etapa, se abrirá uma aba adicional /Taxas Credenciadora, onde é possível cadastrar as porcentagens de taxa que devem ser lançadas como despesa no financeiro do sistema.
No primeiro momento será necessário preencher dois campos, sendo eles:
Tipo de integração para pagamento: neste campo é possível que você selecione a opção “Integrado com sistema de automação (TEF)” ou “Não integrado com sistema de automação (POS)”.Alguns estados solicitam que sejam automáticos nas notas fiscais flexíveis com a forma de pagamento de crédito/débito são TEF, mas não esta integração de dados de fato. Portanto, aqui neste caso é possível selecionar esta opção desejada, automaticamente essa informação será descrita e nos documentos fiscais divulgados. Em outros casos, em que não haja necessidade de ser TEF e que realmente não possua essa automação, poderá ser utilizado o POS; Banco: informe a conta no qual os lançamentos financeiros gerados por esta credenciadora de lançamentos;
Em seguida, clique em Adicionar para que abra novos campos para preenchimento das acusações da credencial.
Forma de pagamento: selecione um formato de pagamento “Cartão de Crédito” ou “Cartão de Débito” que deve ser considerado para calcular uma taxa; Bandeira: selecione qual a bandeira de cartão que deve ser considerada na respectiva taxa; Opção de Desconto: é possível escolher como taxa, ou a despesa, será lançada no seu fluxo.As duas opções disponíveis são:
Gerar despesa vinculada à venda: selecionando esta opção, o sistema criará dois lançamentos no financeiro, um para a venda (receita) e outro para o valor da taxa (despesa);
Descontar a venda: nesta opção, o sistema criará somente o lançamento de receita, já descontada a taxa no valor total. Ou seja, o lançamento não será do valor total da venda, mas sim total menos a taxa da credenciadora;
Plano de Contas: informe o Plano de Contas com o qual os lançamentos desta credenciadora serão vinculados; Quitar Automaticamente: habilite esta opção se deseja que os valores da taxa e os valores das vendas sejam quitados automaticamente pelo sistema, sem que você precise sair manualmente; Dias: quando habilitada a opção acima, esse campo será liberado para preenchimento. Informe quantos dias você deseja que nele esta quitação.
Importante! Se desejar que seja quitado no mesmo dia, poderá informar o número 0 (zero).
Além disso, clicando no ícone Expandir, você poderá informar dados mais detalhados sobre o período de recebimento.
Número máximo de parcelas: informe o número de parcelas que essa forma de pagamento (crédito ou débito) aceita nessa bandeira; Tipo de Período de Recebimento: selecione se o recebimento do valor da venda será repassado pela credenciadora à você em dias corridos, ou em dias úteis. Essa informação será influenciada pelo campo de Recebimento, mais abaixo; Em seguida, clique em Gerar Parcelas.
Taxa (%): informe, em que ocorra, qual é a taxa que a credenciadora cobra de sua empresa quando o pagamento ocorre nessa parcela; Período de Recebimento: informe em quantos dias a credenciadora irá repassar o valor da venda realizada.
Importante! Para cada parcela é necessário separar os períodos por uma barra, por exemplo:
Parcela 1: 1 (diâmetro)
Parcela 2:1/30(dias)
Parcela 3:1/30/60(dias)
Após adicionar todas as taxas, clique em Salvar no canto superior direito da sua tela, para confirmar o cadastro da credenciadora.
Fique atento!
Para cada forma de pagamento (crédito ou débito) e para cada bandeira, será necessário clicar em Adicionar para abrir os novos campos de preenchimento;
A opção Quitar Automaticamente realiza a quitação tanto das taxas da credenciadora, quanto dos lançamentos financeiros da venda;
Quando realizar uma venda por Pedidos e Orçamentos , lembre-se sempre de informar a credenciadora que deseja usar como forma de pagamento para Cartão de Crédito ou Débito;
Caso sua empresa utilize o PDV, recomendamos que deixe uma credenciadora padrão pré-definida no cadastro da empresa. Para configurar, acesse o menu lateral Cadastros > Empresas > edite a empresa > aba Dados > aba Configurações Gerais > informe a credenciadora no campo Credenciadora de Cartões Padrão no PDV.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a ainda mais como funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!