Como cadastrar Empresas e Filiais no Sistema ERP
Last updated
Last updated
O Sistema ERP é um sistema ERP multi empresas. Ou seja, você poderá dispor quantas vezes pela mesma licença. Assim, você poderá criar um depósito diferente para ela, informando o saldo fiscal que os produtos terão nesse novo local, bem como realizará, controlará a gestão financeira e emitirá notas. É importante informar que os produtos e as pessoas serão igualmente informados para todas as empresas cadastradas, porém, nos demais módulos do sistema você poderá informar qual empresa é a responsável.
O processo de criação de uma nova empresa é muito simples. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Empresas e clique em Novo.
No cadastro da empresa, o sistema disponibiliza diversas abas:
Nela você deve preencher os seguintes campos, lembrando que somente os destacados em vermelho são de preenchimento obrigatório:
Foto/Marca: importe para o sistema a sua logomarca, que será utilizada em documentos e relatórios; Tamanho máximo da imagem é de 800KB, proporção 1080x720, formato JPG ou PNG; Nome Fantasia: empresa o nome fantasia que sua utiliza. Será este campo que você deve buscar nos campos de pesquisa em outras telas do sistema; Razão Social: informe qual a razão social de sua empresa; CPF/CNPJ: informe o número do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Lembre-se de digitar somente números, sem símbolos ou espaços; CNAE: informe qual o código da Classificação Nacional de Atividade Econômica de sua empresa. Digite somente números, sem símbolos ou espaços; Matriz: neste campo, o sistema informará automaticamente o nome da empresa padrão (matriz); Inscrição Estadual: digite a Inscrição Estadual de sua empresa junto a Secretária da Fazenda de seu estado; Inscrição Municipal: informe a Inscrição Municipal de sua empresa junto a prefeitura; Inscrição Estadual de Substituto Tributário: digite a Inscrição Estadual de Substituto Tributário mais usada pela sua Empresa. Neste campo você informa o número que representa o registro formal no cadastro do ICMS. Lembre-se de informar uma IE válido; E-mail: informe o e-mail de contato de sua empresa; Telefone: telefone de contato de sua empresa. Lembre-se de digitar somente números, sem espaços ou símbolos. WhatsApp: informe qual é o número de WhatsApp da sua empresa.
CEP: digite o CEP de localização da sua empresa. Veja o CEP para válido, como demais informações de endereço do Correio entregas atualizados conforme os dados válidos. Mesmo assim, confira se o endereço de sua empresa será correto e correto o que for necessário; Logradouro: O nome da rua ou avenida do endereço da sua empresa. Este campo é normalmente preenchido automaticamente quando se define o CEP no campo anterior. Caso tenha sido preenchido automaticamente, confira se está correto; UF: A sigla do estado da cidade de sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Cidade: O nome da cidade onde fica sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Número: O número da casa/prédio da sua empresa. Este campo não será preenchido automaticamente o CEP e deverá ser preenchido manualmente; Complemento: O número do complemento da casa/prédio da sua empresa (sala, apartamento, etc).Este campo não será preenchido automaticamente o CEP e deverá ser preenchido manualmente; Bairro: O bairro onde fica localizada sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Código Município: O Código do IBGE da cidade onde fica localizada sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Código UF: O Código do IBGE do estado onde fica localizada sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; OBS: Para saber o código do estado ou município do IBGE, acesse os links a seguir: Código de Estados, Código do Município; Empresa Padrão: marque esta opção se a empresa está sendo cadastrada como padrão. A empresa padrão será selecionada automaticamente em qualquer novo cadastro no Sistema.
E-mail NF-e: preencher o e-mail que deve ser adicionado como remetente dos e-mails enviados pelo Sistema; E-mail Boletos: preencher o e-mail de remetente para os boletos enviados a partir do sistema; E-mail Compras: informe qual e-mail deve ser adicionado como remetente dos e-mails enviados pelo sistema a partir das ferramentas de compras; E-mail Vendas: informe o remetente para os e-mails enviados pelo sistema a partir do módulo de vendas.
Juros Mens Padrão (%): informe a juros de juros que devem incidir sobre seus boletos após o vencimento;* Multa Padrão (%): informe a multa de multa para seus boletos vencidos;* * Estes valores aparecem automaticamente na geração de boletos.
Nesta seção você encontrará alguns dados fiscais que estarão disponíveis para consultar sempre que necessário. Para a emissão de Notas Fiscais, como alíquotas e outras informações fiscais, é necessário se cadastrar como Operações Fiscais.
Regime de Apuração: escolha em qual regime de apuração sua empresa está enquadrada; Atividade Preponderante: selecione entre as alternativas que se enquadram ao seu negócio; Classificação de Contribuintes do IPI: selecione qual é a classificação de contribuição do IPI da sua empresa; Incidência Tributária: caso sua empresa seja do Lucro Real ou Presumido, escolha a Incidência Tributária incidente em seus tributos. Regime de Apuração dos Tributos: selecione o regime de apuração dos tributos de acordo com o regime de tributação de sua empresa, se a mesma necessitar;
Número série NFe: utilize este número de série para emitir NFes na sua empresa. Caso precise alterar o número de série para uma NFe específica, você pode fazer a alteração diretamente na tela de emissão de NFes Avulsas. Caso não queira utilizar essa opção, deixe o campo em branco ou preencha com zero
Entregar DIEF-CFEM: marque esta opção se a empresa precisa entregar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais (DIEF) da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Ao marcar, o sistema incluirá automaticamente o CNPJ da ANM-DF no campo específico do arquivo XML da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), conforme exigido pela Resolução ANM nº 156/2024.
Depósito Padrão: selecione automaticamente para as movimentações de estoque armazenados o padrão automaticamente a partir das vendas do PDV; Tabela de Preços no PDV: selecione uma tabela de preços padrão para vendas realizadas via PDV; Conta bancária no PDV: informe em qual das contas bancárias cadastrados serão criados os lançamentos financeiros originados a partir das vendas via PDV; Conta bancária padrão: informe qual será a conta bancária vinculada aos lançamentos financeiros, em geral, da sua empresa; Credenciadora de Padrão do PDV: Cartões qual das credenciais cadastradas serão utilizadas por padrão, nas vendas do PDV pagas via cartão de crédito ou débito; Plano de Contas Padrão PDV: selecione em qual plano de contas cadastrados serão lançados os valores de fluxo de caixa originados do PDV; Plano de Contas Padrão de Comissões no PDV: informe qual plano de vendas será lançado como comissões dos vendedores de vendas feitas no PDV; Categoria de Padrão no PDV: as operações serão qualificadas como Categoria de Venda e serão vinculadas às vendas do PDV e serão vinculadas a uma nota fiscal, vinculando como correspondentes tributações existentes nas Fiscais correspondentes; RNTRC: Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga. Neste campo você informa o número do RNTRC. Este campo será utilizado no momento da emissão de um CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico).O RNTRC deve conter o literal ISENTO ou 8 números. Prazo Para Troca de um Produto: informe em quantos dias pode ser realizada a troca de um produto.
Senha Autorização Desconto no PDV: informe uma senha que será utilizada para desbloquear o desconto nas vendas realizadas. Quando este campo for preenchido, este campo será bloqueado para preenchimento, sendo que para liberar o desconto, o administrador esta informar. O campo vazio/sem informações que não há senha e o campo não bloqueado; Senha autorização exclusão PDV: informe uma senha para que seja solicitada sempre que um item for excluído o PDV, sem o campo preenchido não será solicitado senha na exclusão e o sistema irá excluir a informação conforme comando; Habilitar Uso da Balança no PDV: Quando você utiliza uma balança no seu PDV, você pode habilitar o uso desta balança no Sistema ERP.O Sistema irá ler ou as barras de geração geradas por esta balança em etiquetas para identificar o produto e suas códigos no momento da venda no PDV.O Sistema possui alguns padrões de código de pré cadastrados para que você possa escolher; Padrões Balança PDV: Nesse campo você informa o padrão de código de barras utilizado pela sua balança;
Permitir Conferência de Caixa no PDV: marque este campo se desejas efetuar a conferência de caixa antes do seu fechamento. Senha conferência de caixa PDV: para habilitar a conferência, informe a senha; Plano de Contas Padrão para Conferência de caixa PDV: informe o plano de contas de conferência; Forma Pagamento Padrão para Conferência de caixa PDV: informe a forma de pagamento padrão da conferência de caixa; Dia vencimento: Para realizar um lançamento de ajuste na conferência de Caixa no PDV é necessário informar a quantidade de dias até o vencimento.
Documento Emissão Venda no PDV: Selecione qual documento será divulgado pelo PDV. As opções disponíveis são:
Documento Padrão: geração de um documento sem valor fiscal pré configurado pelo sistema;
NFC-e: Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica que será autorizada pela Secretaria da Fazenda do seu estado;
CF-e (SAT): Cupom Fiscal Eletrônico através de SAT. Caso você utilize o SAT, será necessário realizar a integração!
Modelo Personalizado: documento não fiscal que pode ser personalizado na aba Modelo de Documento, também aqui no Cadastro da Empresa; Versão Leiaute SAT: selecione a versão leiaute que seu aparelho SAT aceita e utiliza; Não emitir alertas e permitir vendas com estoque negativo no PDV: ao marcar esta opção, o sistema não emitirá alertas nas vendas realizadas, e caso não tenha o produto em estoque, seu saldo negativo; Desconsiderar IPI dos produtos: selecione este campo se desejar que o valor do IPI será desconsiderado ao emitir uma NF-e. Empresa tem Sacador / Avalista?: marque essa opção se desejas informar um sacador avalista nas informações de seu boleto; CNPJ da empresa Sacadora Avalista: informe o CNPJ da empresa do sacado; Nome da empresa Sacadora Avalista: informe o nome da empresa do Sacador avalista;
Os campos das configurações TEF, serão preenchidas juntamente com a Integradora Skytef, onde é necessário possuir contrato junto a eles para sua utilização
Complementar: o campo da NF-e: neste você pode adicionar informações que aparecem automaticamente em todas as notas fiscais eletrônicas informações padrão da empresa;
Informação Complementar NFC-e: Campo você pode adicionar informações que aparecem automaticamente em todas as notas do consumidor eletrônicas padrão aninhadas pela empresa; notas Complementar Padrão da NFS-e: As informações em todas as adicionadas fiscais neste campo são exibidas automaticamente de serviço informações pela empresa.
Para usar o SIGEP WEB integrado ao sistema, é importante que o contrato da sua empresa com os Correios já esteja firmado, se não estiver entre em contato com os correios. Depois disso, você deve informar os dados do contrato dentro do sistema. Para saber mais como estar configurando, acompanhe o artigo: Como configurar Correios CWS no Sistema ERP
Esta seção está disponível especialmente para quem gerará o facilitador de SPED Fiscal a partir do início do ano, e para empresas que estão em estados onde a SEFAZ solicita os dados do NF-e. Por isso, é importante que você preencha corretamente todos estes dados.
Para a SEFAZ de BA é necessário ter os campos preenchidos corretamente, onde no campo CNPJ deverá ser informado o CNPJ da SEFAZ de BA. O CNPJ da empresa BAHIA SECRETARIA DA FAZENDA (SEFAZ BAHIA) é 13.937.073/0001-56
Termos e Condições de Vendas: este é um campo de texto livre para que você possa incluir os termos de padrões que aparecem automaticamente em todas as vendas que são criadas dentro do sistema; Informativo padrão Ordens de Serviço: neste campo você pode adicionar os termos de padrões que aparecem automaticamente em um novo pedido ou orçamento de prestação de serviço.
Após preencher essas informações, clique em Salvar, então verá que novas aba se abrirão neste cadastro, são elas:
Nesta aba você pode personalizar os documentos impressos ou enviados por e-mail para clientes ou fornecedores. Estes documentos ou pedidos de venda, recibos de pedidos de serviço, recibos de entrega, pedidos de compra, entre outros.
Caso possua dúvidas em como estar configurando o modelo de documento, acompanhe o artigo: Como Personalizar os Documentos Gerados pelo Sistema no Sistema ERP
Os modelos de e-mails funcionam da mesma forma que os modelos de documentos, permitindo que você personalize os e-mails que são enviados a partir do sistema aos seus clientes ou fornecedores.
Caso possua dúvidas em como estar configurando o modelo de e-mails, acompanhe o artigo: Como personalizar os E-mails enviados no Sistema ERP
Neste local você pode anexar arquivos relacionados à sua empresa, para consultar posteriormente ou enviar ao Google Drive.
Aqui nesta aba você pode configurar um servidor de e-mail personalizado para o envio dos e-mails do sistema.
Caso possua dúvidas em como estar configurando o servidor de e-mails, acompanhe o artigo: Como configurar o Servidor de E-mail no Sistema ERP
Nesta aba, é possível estar configurando as integrações de notificações por WhatsApp que o Sistema ERP disponibiliza. Auxiliando nas notificações de cobranças de seu financeiro junto aos seus clientes.
Para saber mais sobre essa funcionalidade, acompanhe artigo:
Novamente, se necessário, clique em Salvar, para validar suas informações no sistema.
Acompanhe também os artigos abaixo que irão lhe auxiliar nas suas configurações iniciais:
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a ainda mais como funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!