Como cadastrar Produtos Compostos no Sistema ERP

Este artigo é para aquelas empresas que trabalham com produtos que necessitam de matérias primas para fabricar seu produto. Uma boa gestão destes processos assegura um estoque positivo, mais objetividade no momento da produção e segurança na hora de efetuar vendas.

O que é Produto Composto?

São mercadorias que necessitam de outros itens em sua composição para obter o resultado final desejado. Como por exemplo, para um fabricante de bolos, o produto dele é composto. Ele necessitará de um conjunto de produtos para chegar ao resultado final. Estes produtos, são chamados de matéria prima ou insumos.

Fique atento! O nome registrado para este produto é o que vai aparecer numa eventual nota fiscal emitida, e o preço final de venda deve ser registrado no cadastro deste item.

Antes de cadastrar o produto composto, ou seja, o produto acabado, precisamos cadastrar os produtos que compõem este item, ou seja, as matérias primas ou insumos.

Como cadastrar a matéria prima?

Para cadastrar a matéria prima de um produto composto, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Novo Produto.

Logo após, o sistema disponibilizará a tela Cadastro de Produtos. Na aba Dados, vários campos estão disponíveis para este cadastro, mas você deverá dar maior atenção para os seguintes campos:

Nome do Produto: informe o nome da matéria prima que será utilizada; Tipo do Produto: neste campo informe a opção Simples; Tipo/Gênero: informe a opção 01- Matéria-Prima; Ocultar nas Vendas: o sistema disponibiliza este checkbox, para as empresas que não farão as vendas da matéria-prima que está sendo cadastrada.

Na seção Custos e Precificações, informe o Preço de Custo e o Preço de Venda da matéria prima.

Após inserir todos os dados necessário do cadastro da matéria prima, clique em Salvar.

Atenção! Faça esse passo a passo com todas as matérias primas necessárias para cadastrar o produto acabado.

Como vincular a matéria prima cadastrada com o produto acabado?

Agora, será necessário cadastrar o produto acabado, aquele que chegará na mão do consumidor. Para isso, será necessário novamente acessar o menu lateral Cadastros, submenu Novo Produto.

Nesta tela, informe o Nome do produto acabado, no campo Tipo/Gênero informe a opção 04 – Produto Acabado.

Próximo passo importante, é ir até a aba Composição, pois é aqui que será feito o vínculo das matérias primas cadastradas com este produto acabado.

Localizar Depósito: informe aqui o depósito de onde a matéria prima irá sair após produzir o produto acabado; Localizar Produto ou Serviço: informe neste campo a matéria prima que compõe este produto acabado, e ao lado informe a quantidade que irá utilizar da matéria prima para fabricar 1 unidade do produto acabado; Calcular Custo do Produto Automaticamente: selecione este checkbox se deseja que o custo do seu produto acabado seja calculado com base na soma do custo das matérias primas.

Após informado a matéria prima, clique em Adicionar, e repita o processo se necessário informar outros insumos.

Agora, as matérias primas ficarão listadas como na imagem abaixo, com as seguintes colunas:

Depósito de Origem: aqui está informado o depósito na qual foi selecionado na hora de adicionar a matéria prima/insumo; Código: informado o código do cadastro do produto; Produto/Insumo: informado qual é a sua matéria prima/insumo; Consumo: aqui será informado a quantidade de cada insumo que será utilizado para fabricar 1 unidade este produto acabado; Unidade: informado qual é a unidade de estoque do insumo, que deverá ser informado na hora do cadastro da matéria prima; Custo Compra: neste campo é informado o preço de custo do insumo; Incidir Impostos Pagos sobre o Preço de Compra?: marque este checkbox se o sistema irá somar o percentual de IPI e ICMS, pago na compra do produto, ao Custo de Compra do Componente; Outros Custos R$: informe aqui neste campo se há outros custos para esta matéria prima, que será somada no custo total; Custo Total: aqui neste campo irá apresentar o custo total do insumo de acordo com a quantidade informada no campo Consumo.

Fique atento! No campo Consumo, informe a quantidade correta que irá utilizar da matéria prima para fabricar 1 unidade deste produto acabado, para não haver quebra no seu controle, tanto financeiro, quanto de estoque.

Logo abaixo, temos a seção Pré-Visualização dos Custos e Precificação, com os seguintes campos:

Preço de Custo (R$): aqui é informado o preço de custo do produto acabado, de acordo com a soma do custo das matérias primas; (MVA) Lucro (R$): neste campo é informado o lucro em real sobre o preço de venda informado na aba Dados do produto acabado; (MVA) Lucro (%): neste campo é informado o lucro em porcentagem sobre o preço de venda informado na aba Dados do produto acabado; Passo a Passo de Produção: aqui neste campo você poderá preencher com o passo a passo para fabricar este produto acabado, que poderá ser utilizado também no módulo PCP.

Após, você ainda poderá adicionar mais informações ao seu produto acabado nas abas: Fiscal, Fotos, Qualidade, Arquivo e Foods.

Logo após, clique em Salvar para que o sistema faça o registro das informações.

Para maior facilidade nos processos de cadastros, também há a possibilidade de importar as composições dos seus produtos via planilha Excel, sem precisar acessar o cadastro dos produtos, você poderá importar várias composições para a sua base.

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

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