Como Personalizar os Documentos Gerados pelo Sistema no Sistema ERP
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Ao imprimir Pedidos, Orçamentos, Ordens de Serviço, Ordens de Compra, Ordens de Produção e outros documentos, você já deve ter notado que o sistema realiza estes documentos com informações padronizadas. Mas, caso deseje ter outras informações, existe uma possibilidade de personalização. Neste artigo ensinamos como você pode personalizar os documentos para serem impressos e enviados por e-mails.
Neste artigo, se encontra anexado os modelos de documentos para que possa estar baixando e editando os mesmos para personalizar de acordo com sua necessidade.
Primeiro, será necessário acessar o menu lateral Cadastros, submenu Empresas e Editar a empresa que deseja personalizar o documento.
Em seguida, acesse a aba Modelos de Documentos. Nesta tela você verá vários dicionários que possuem TAGs para serem utilizados nos documentos personalizados.
Essas TAGs servem para que o sistema subscreva as informações automaticamente ao imprimir, baixar ou enviar por e-mail cada documento. A vista diante como elas operam na prática.
Para a criação de um modelo de documento personalizado, você deverá utilizar uma ferramenta Word em seu computador. Você pode criar um modelo de documento desde o início, todos os dados informados manualmente.
Importante!
Você deve usar somente como TAGs do dicionário determinado, não é possível usar como TAGs do dicionário de “Produção” no documento de “Pedido”;
A TAG informações precisa conter duas hashtags no início, a informação do campo que deseja que o sistema busque, e finalize com duas hashtags. Por exemplo:##exemplo##;
Não é possível criar novas TAGs, portanto, utilizar como TAGs disponíveis no dicionário.
Agora, vamos alterar no Word alguns dados no documento. Na imagem abaixo, substituímos a fonte coluna, as informações, acrescentamos uma unidade de oferta do produto, alterando a imagem de um valor unitário do produto, alterando, respectivamente, a TAG.
A seguir, é necessário salvar o documento atualizado no computador para posteriormente ser importado ao sistema. Para importar o documento ao sistema, acesse novamente a tela de Modelos de Documento. Você deve escolher o Tipo de Modelo do seu documento e clicar em Escolher Arquivo. Selecione o Arquivo salvo no seu computador e depois clique no botão Abrir
Desse modo, o ERP fará o upload do seu arquivo, e ele será apresentado na linha abaixo da importação de dados.
Após importado o documento personalizado, clique em Salvar.
Agora, chegou o momento de verificar como ficou o documento personalizado do Pedido. Portanto, acessamos a tela de Pedidos e Orçamentos, selecionamos o pedido e clicamos em Baixar.
Feito isso, será realizado o download do documento. O sistema poderá gerar este documento em documento Word ou PDF. Para configurar a geração em PDF, acesse o menu lateral Configurações Configurações, submenu Configurações do ERP, expanda a opção Gerais e habilite a opção Gerar Modelos de Documentos em PDF.
Nenhum exemplo que utilizamos, o documento personalizado ficou desta forma:
Perfeitamente, as TAGs foram registradas no Word, e foram alteradas como informações do pedido.
Dicas e Cuidados Importantes na Montagem dos Seus Modelos de Documentos:
Utilize somente o Word para personalização. O sistema não importará outros tipos de arquivos.
Não crie um documento sem margens. Elas podem ser estreitas, mas devem existir.
Não utilize caixas de texto no documento Word.
Utilize tabelas específicas para cada conjunto de informações. Não deve ser criada uma tabela única para todo o documento, mas sim tabelas para cada tipo de informação. Por exemplo, dados dos produtos, do cliente, das duplicatas.
As tabelas citadas no item anterior devem conter apenas duas linhas, uma para o cabeçalho e outros para os códigos do dicionário. Após a linha dos códigos, não coloque nenhuma outra linha. Assim o sistema duplicará as linhas caso haja mais de um produto no orçamento ou pedido.
Não crie mais de uma tabela para as mesmas informações.
Não utilize TAGs de um dicionário em documentos de outro modelo. Por exemplo, não coloque TAGs do dicionário de compra de pedidos no documento de ordem de ordem.
Não crie códigos que não existem no dicionário, pois o sistema não reconhece estas informações.
Neste artigo, se encontra anexado os modelos de documentos para que possa estar baixando e editando os mesmos para personalizar de acordo com sua necessidade.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a ainda mais como funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!