Como realizar movimentações manuais de estoque no Sistema ERP
Last updated
Last updated
O saldo dos produtos em estoque é calculado pelo sistema a partir das movimentações de entrada e saída realizadas no estoque. O sistema realiza movimentações automáticas quando uma venda ou compra é efetivada, e também permite que você realize movimentações manuais.
Para realizar a movimentação de estoque de produtos manualmente, acesse o menu lateral Estoque, submenu Nova Movimentação.
Ao abrir essa tela, você precisará preencher os seguintes campos para realizar sua movimentação manual de estoque:
Depósito: selecione em qual dos seus depósitos o produto será movimentado; Data da movimentação: automaticamente o sistema informará neste campo a data e hora atual, mas você poderá editar essa informação caso necessário; Nota Fiscal: informe o número da nota fiscal equivalente a essa movimentação de estoque, se houver; Categoria: informe a categoria de movimentação, caso desejar.
Depois de preencher os campos gerais da movimentação, é o momento de informar quais produtos você deseja movimentar no sistema. Para isso, informe o código ou nome do produto no campo Localizar Produto e clique em Adicionar. Assim, o sistema exibirá as seguintes informações na sua tela:
Produto selecionado: neste campo será informado o nome do produto adicionado à movimentação; Unidade: será apresentada a unidade de medida do produto, conforme seu cadastro; Valor Unitário: o valor unitário do produto é preenchido automaticamente conforme o preço de custo informado em seu cadastro, mas caso necessário, você poderá alterar essa informação manualmente; Valor Total: o sistema irá informar automaticamente o valor total do produto, multiplicando a quantidade pelo valor unitário; Sem Lote: marque esta opção se o produto que está sendo movimentado é controlado por lote, mas neste momento você deseja realizando a movimentação deste produto sem ter controle por lote específico; Lote: se seu produto for controlado por lote, em caso de estar realizando uma movimentação de entrada, informe qual o código do lote para que o sistema dê entrada. Em caso de estar realizando uma movimentação de saída, o sistema irá exibir um ícone de lupa para você localizar de qual lote deseja retirar a quantidade movimentada; Validade: se seu produto for controlado por lote, em caso de estar realizando uma movimentação de entrada, informe qual a data de validade do produto. Em caso de estar realizando uma movimentação de saída, o sistema irá preencher esta informação automaticamente, se a mesma estiver informada no cadastro do produto; Fabricação: se seu produto for controlado por lote, em caso de estar realizando uma movimentação de entrada, informe qual a data de fabricação do produto. Em caso de estar realizando uma movimentação de saída, o sistema irá preencher esta informação automaticamente, se a mesma estiver informada no cadastro do produto; Tipo: informe neste campo se a movimentação que está realizando será uma entrada ou saída. Ou seja, se estiver realizando uma movimentação de entrada de 5 unidades, será acrescentada 5 unidades no saldo do produto, e se estiver realizando uma movimentação de saída de 5 unidades, será descontada 5 unidades no saldo do produto; Quantidade Estoque: neste campo, o sistema informa qual o saldo atual do produto no depósito selecionado anteriormente; Ícone para expandir: ao clicar no ícone de expandir, será possível informar o status do produto. Para saber como utilizar este recurso, clique aqui; Ícone para excluir: caso deseja retirar este item da movimentação, clique neste campo de excluir.
Depois de preencher todos os campos clique em Salvar. Após salvar as informações, você será direcionado novamente a tela de movimentações cadastradas, onde poderá verificar essas e outras movimentações realizadas.
Não deixe de acompanhar os artigos:
Como informar saldo nos produtos no Sistema ERP
Como realizar movimentações de produtos pelo Excel no Sistema ERP
Como zerar o estoque de produtos controlados por lote no Sistema ERP
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!