Já existe uma pessoa cadastrada no sistema com esse CNPJ/CPF
Last updated
Last updated
O cadastro de pessoas será essencial para o uso das telas de vendas e financeiro, pois as mesmas estarão vinculadas a este cadastro para consultas futuras, análises de relatórios e emissão de notas fiscais. Mas o que deve ser feito se o sistema alegar que a pessoa no qual você está criando já está cadastrada no sistema?
Existem dois pontos a serem conferidos, veja quais são:
1. Essa pessoa realmente já possui um cadastro
Para verificar se a pessoa já se encontra cadastrada no sistema acesse o menu lateral Cadastros, submenu Pessoas.
Em Busca Avançada, busque pelo CNPJ/CPF dessa pessoa, lembrando de alterar o filtro Filtrar Por para Não filtrar por data. Vale ressaltar que todas as opções de rótulos devem estar habilitadas, Clientes, Fornecedores, Técnicos, etc.
Após o preenchimento dos dados, clique em Buscar. Por padrão, o cadastro será apresentado a você se já for existente.
Se a pessoa não for localizada, e ainda sim o sistema apontar como cadastro existente, o que fazer? Logo partiremos para a segunda possibilidade.
2. Será exibido somente cadastros que estão vinculados a você como Vendedor Padrão.
Caso seu usuário seja de um Vendedor ou Coringa, existe a possibilidade do seu sistema estar configurado para que seja exibido somente as pessoas em que você é o vendedor padrão. Então, se ela não está aparecendo, não significa que ela não esteja cadastrada, mas sim, que você não é o vendedor padrão para ela e por isso, não é permitido cadastrá-la, sendo que já existe este registro no sistema.
Para confirmar, você pode solicitar para o administrador seguir os seguintes passos para verificar se essa configuração está ativa.
Acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP.
Localize a seção Gerais e expanda clicando no ícone de “+”.
Agora, verifique se as opções Mostrar ao Vendedor Somente Seus Clientes e Mostrar ao Coringa Somente Seus Clientes estão ativas. Se sim, para que seja possível você localizar essa pessoa, essa opção deve estar Desabilitada, ou então, o administrador deve editar o cadastro da pessoa em questão e inserir você como o vendedor padrão para ela.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!