Criando Contratos de Aluguel no Sistema ERP

Pensando em oferecer mais controle e praticidade aos usuários do sistema, o ERP agora conta com a funcionalidade de geração de contratos de aluguel integrados ao controle de produtos com patrimônio.

Essa melhoria permite que empresas que trabalham com locação de bens físicos — como equipamentos, veículos, mobiliário ou qualquer item com número patrimonial — possam gerenciar todos os aspectos do contrato diretamente pela plataforma, mantendo um registro organizado e seguro.

Cadastro do produto

Para a utilização de contratos de aluguel, será necessário estar criando seus produtos com controle de estoque. Para isso, acesse:

Menu Lateral Cadastros e em seguida submenu Novo Produto

Então preencha as informações do produto a qual será utilizado no Contrato de Aluguel

Em informações adicionais, sera possível visualizar o campo Patrimônio

Neste campo, será preenchido o número do patrimônio do seu produto que será utilizado junto ao Contrato gerado. Cada produto terá seu patrimônio próprio de identificação.

Preenchido o campo, basta clicar em salvar.

Tipo de Contrato

Para utilização da funcionalidade de Aluguel, é necessário criar um Tipo de Contrato próprio para cada.

Acesse Menu Lateral Contratos e em seguida Submenu Novo Tipo de Contratos

Onde será apresentado os campos para preenchimento de identificação de Contrato de Aluguel.

Muito importante que, para utilizar o controle de Patrimônios, é necessário que o campo de Permitir adicionar Produtos/Serviços seja destacado

Após preenchido as informações, importado o modelo de contrato em Word personalizado com as tags que deseja que sejam apresentadas, basta estar clicando em Salvar.

Contrato

Nesta etapa, será efetuada a criação do contrato. Onde, será vinculado ao tipo de contrato cadastrado anteriormente e demais informações.

Acesse Menu Lateral Contratos e em seguida submenu Novo contrato

Será apresentado os campos para preenchimento das informações de seu contrato.

Dados

Empresa: você deverá informar a empresa que será responsável pelo contrato; Cliente/Fornecedor: você deverá informar o cliente/fornecedor do contrato; Tipo: você deverá selecionar o tipo de contrato, cadastrado anteriormente; Plano de Conta: você deverá selecionar o plano de conta desejado para os lançamentos deste contrato; Forma de Pagamento: você deverá selecionar a forma em que o cliente irá realizar o pagamento destes lançamentos; Código: você poderá informar um código para este contrato, caso não seja preenchido, o sistema irá preencher este campo ao salvar; Conta Bancária: você deverá informar uma conta bancária para os lançamentos; Situação: você deverá selecionar a situação do contrato; CFOP: você poderá informar um CFOP para este contrato. Centro de Custo: informe o Centro de Custo que desejas vincular a este contrato, caso não desejas, basta estar deixando o campo sem informação;

Datas

Dia Pagamento/Vencimento: informe qual será o dia que deverá vencer o lançamento do contrato; Duração do Contrato: selecione o período que o contrato terá de duração. Caso tenha informado no tipo de contrato, será puxado automaticamente; Período: este campo será sincronizado de forma automática se preenchido no tipo de contratado cadastrado. Este campo, irá definir o período de duração do contrato, se será dias, semanas ou meses; Último Reajuste: informe a data do último reajuste; Próximo Reajuste: informe a data do próximo reajuste; Próximo Reajuste: preencha o campo com a data do próximo reajuste deste contrato que esta sendo criado; Dias Carência: informe o período de carência do seu contrato, se houver. Data de Início: informe qual será a data de início do contrato; Data de Término: o sistema preenchera automaticamente este campo levando em conta a data de início do contrato e a duração dele;

Informações de Pagamento

Valor Período/Duração (R$): informe qual será o valor de cada parcela do contrato; Valor Total (R$): o sistema preencherá automaticamente este campo com o valor total do contrato, levando em conta o valor do campo valor período e a duração dele; Número de Parcelas: informe o N° de parcelas em que o valor do contrato deverá ser lançado; Intervalo: informe qual será o intervalo de cada parcela; Entrada (R$): informe o valor da entrada, se houver.

Agora clique em Gerar Duplicatas, assim o sistema irá gerar os lançamentos financeiros.

Informações de Vendedor/Comissão

Vendedor: selecione o vendedor responsável por este contrato, se houver; Comissão Vendedor (%): informe a porcentagem de comissão do vendedor, se houver; Comissão Vendedor Período/Duração (R$): o sistema apresentará o valor da comissão do período do contrato; Comissão Vendedor Total (R$): o sistema apresentará o valor total da comissão do vendedor.

Produtos e Serviços

Depósito: informe o depósito do produto cadastrado anteriormente;

Assim, será liberado um novo campo.

Nome do produto: selecione o nome do produto cadastrado inicialmente para que seja vinculado ao contrato que esta sendo gerado.

Caso deseja estar vinculando mais de um produto ou quantidade, basta estar preenchendo os campos apresentados.

Selecionado o produto e informado sua quantidade, basta clicar em Adicionar

Campos Personalizados

Nesta aba, aparecerão todos os campos personalizados cadastrados para os Contratos. Assim, você poderá preencher de acordo com a informação necessária.

Observações

Neste campo, você poderá informar observações sobre este contrato.

Após preencher todas as informações necessárias, clique em Salvar.

Deposi de salvar as alterações, será possível visualizar que a opção Mais Ações será liberada

Renovar Contrato: ao clicar nesta opção, o sistema irá duplicar o cadastro deste contrato; Faturar Contrato: ao clicar nesta opção, o sistema irá gerar os lançamentos das parcelas estipuladas no contrato; NFS-e: você poderá gerar a NFS-e das parcelas desejadas do contrato; Enviar por E-mail: ao clicar nesta opção, o sistema enviará o contrato por e-mail para o cliente; Baixar: ao clicar nesta opção, o sistema irá realizar o download do documento do contrato; Gerar Boletos selecionados: após faturar o contrato, poderá estar selecionando na aba de lançamentos na tela de contrato, os lançamentos que que desejas estar gerando boleto e estar clicando nesta opção; Lançar Comissão Vendedor: ao clicar nesta opção, o sistema realizará os lançamentos da comissão do vendedor. Esta opção aparecerá após faturar o contrato, caso você não possua a configuração de lançamento de comissão automática.

Informações!

  • ao informar o produto no contrato, o mesmo irá movimentar estoque de saída;

  • ao rescindir o contrato, o produto irá retornar ao estoque

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

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