Como importar e exportar os produtos da Shopify no Sistema ERP
Last updated
Last updated
Após realizar a integração da Shopify no Sistema ERP, você precisará importar e exportar seus produtos para que possa começar a realizar vendas e ter o controle através do sistema.
Para importar produtos ao Sistema ERP, é necessário que você tenha os produtos já cadastrados na Shopify. Assim, os produtos serão cadastrados no sistema, conforme os dados da Shopify. Mas se os produtos já existem no ERP e na Shopify, informe o mesmo código SKU nos itens nas duas plataformas. Assim, como eles terão o mesmo código, o sistema não irá criar um novo produto. Apenas irá associá-lo ao item que está cadastrado com o mesmo código. Porém, é importante informar que ao importar os produtos da Shopify para o ERP, mesmo que tenham os mesmos códigos, aqui no ERP as informações dos produtos já cadastrados serão substituídas pelos dados da Shopify, como imagens, saldo em estoque, descrições (de acordo com as permissões da sua configuração).
Agora, para realizar a importação dos produtos, acesse o menu lateral Central de Integrações, submenu Minhas Lojas.
Agora, na aba Meus Produtos serão apresentados seus produtos cadastrados na plataforma.
Aqui, clicando em Selecione uma Ação, você poderá escolher entre Importar todos os produtos no Sistema ERP ou então Importar produtos selecionados no ERP.
Caso deseja importar apenas produtos específicos da Shopify, selecione os produtos que deseja importar e clique em Importar produtos selecionados no ERP.
Feito isso, o sistema apresentará um modal de confirmação para importação e criação dos produtos no ERP. Clique em Sim para continuar.
Por fim, o sistema apresentará um modal com os produtos importados.
Outro procedimento possível de ser realizado é a vinculação dos produtos entre as plataformas. Além dos produtos serem vinculados automaticamente ao importar/exportar se possuírem o mesmo Código SKU, você poderá vincular manualmente os produtos entre si, sem a necessidade de possuírem o mesmo código.
Sabendo disso, acesse o menu lateral Central de Integrações, submenu Minhas Lojas e selecione a sua loja Shopify.
Agora, na aba Meus Produtos serão apresentados seus produtos cadastrados na plataforma.
Dessa forma, selecione o produto que deseja vincular e clique em Vincular com produto no ERP.
Assim, o sistema apresentará um modal para você buscar pelo produto do ERP que deseja vincular o produto selecionado.
Após aplicar os filtros, o sistema lhe apresentará uma listagem dos produtos encontrados, onde você poderá vincular ao produto correto.
Ao clicar em Vincular, o sistema apresentará um novo modal para a confirmação da vinculação, basta clicar em Sim.
Após escolher, o sistema finalizará a vinculação do produto.
Por fim, é importante ressaltar que você também pode enviar os produtos cadastrados no Sistema ERP para a Shopify. Este processo é muito utilizado quando está iniciando a integração com a Shopify, e ainda não possui os produtos cadastrados lá.
Importante! Caso possua o mesmo produto já cadastrado nas duas plataformas, você deverá preencher o campo SKU do produto na Shopify com o mesmo código do campo SKU do produto no ERP. Assim, será realizado o vínculo dos dois produtos. Lembrando que agora, as informações do produto na Shopify serão substituídas pelas informações do produto cadastrado no ERP. Caso o produto não tenha o mesmo SKU nas plataformas, será criado um novo item na Shopify, conforme os dados do ERP.
Para realizar este procedimento, você terá 4 alternativas.
1° Alternativa
Na primeira delas, acesse o menu lateral Central de Integrações, submenu Meus Produtos.
Agora, serão listados todos os produtos cadastrados no ERP. Assim, você deverá clicar no ícone da Shopify no canto superior direito da tela. Após isto, clique em Exportar e em seguida em Exportar todos produtos não enviados. Desta forma, serão informados na Shopify apenas os produtos que não existem por lá.
Assim, o sistema apresentará um modal com a listagem dos produtos exportados.
2° Alternativa
A próxima alternativa é acessando o mesmo local: menu lateral Central de Integrações, submenu Meus Produtos.
Nesse momento, você deverá clicar no ícone da Shopify no canto superior direito da tela. Após isto, clique em Exportar e em seguida em Exportar todos produtos já enviados. Esta alternativa é utilizada para atualizar os dados dos produtos já enviados para a Shopify.
Assim, o sistema apresentará um modal com a listagem dos produtos exportados.
3° Alternativa
Por último, há a opção de exportar apenas produtos específicos para a Shopify. Como nas demais alternativas, nesta você também deve acessar o menu lateral Central de Integrações, submenu Meus Produtos.
Agora, você poderá selecionar os produtos que deseja exportar. Como nas demais opções, nesta você também deverá clicar no ícone da Shopify no canto superior direito da tela, em seguida em Exportar e por fim, em Exportar produto selecionados.
Assim, o sistema apresentará um modal com a listagem dos produtos exportados.
Sabendo os detalhes de como realizar cada procedimento, você sempre manterá as informações dos seus produtos organizados! Agora, basta aguardar as vendas serem realizadas na Shopify e acompanhá-las no Sistema ERP.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!