Como cadastrar Usuário Vendedor no Sistema ERP
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Ter cadastros precisos e organizados referente a cada colaborador da sua empresa, é essencial para o bom andamento da sua rotina administrativa. Por isso, controlar as atividades de vendedores e as informações às quais esses usuários terão acesso é de suma importância. Assim, neste artigo, você verá o passo a passo para cadastrar um usuário vendedor.
Primeiramente você precisará realizar o cadastro de uma pessoa com o Rótulo de Vendedor. Para isso acesse o menu lateral Cadastros, submenu Nova Pessoa.
Uma vez realizado o cadastro da pessoa Vendedor, será necessário criar um novo usuário no sistema. Para isso, acesse o menu lateral Configurações, submenu Usuários e clique em Novo.
Os campos abaixo são de preenchimento obrigatório:
Tipo de Usuário: selecione a opção Vendedor; Nome do Usuário: informe qual será o nome do usuário vendedor no sistema; Vendedor: selecione o nome da pessoa conforme foi cadastrado anteriormente no cadastro de pessoas; E-mail do Usuário: este e-mail será utilizado para que o vendedor realize o login e possa acessar o sistema; Senha do Usuário: informe uma senha para que o vendedor possa acessar o sistema; Telefone para Suporte via Whatsapp: informe o telefone caso esse usuário tiver suporte por WhatsApp Ativo: se esta opção for habilitada, este usuário será considerado como ativo e poderá fazer login no sistema utilizando o e-mail e senha cadastrados. Se for inativo, não terá a opção de fazer login no sistema utilizando suas informações de acesso; Empresas do Usuário: você precisará selecionar as empresas a qual o usuário terá acesso as informações.
Nesta aba será possível impedir ou permitir o acesso do usuário às configurações do sistema, como acesso a ações relacionada a pedidos, orçamentos, cotações, alterações de cadastros.
Mais abaixo temos as configurações de Tabela de preço e Bloqueio de depósitos.
Tabelas de Preço Visíveis Para o Usuário: ao expandir esta aba, você poderá selecionar as tabelas de preço que o usuário terá acesso ao utilizar o sistema; Bloquear Depósitos Para o Usuário: ao expandir esta aba, será possível habilitar os depósitos aos quais o usuário poderá ter acesso.
Nesta aba você irá definir os módulos do sistema que seu usuário terá acesso.
Aplicar permissões de um perfil de usuário: neste campo é possível escolher as permissões de acordo com as de um perfil de usuário cadastrado no sistema; Financeiro básico: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações básicas de financeiro, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção; Cadastros básicos: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações básicas de cadastros, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção; Financeiro avançado: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações avançadas de financeiro, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção; Vendas – Pedidos/Orçamentos e Ordens de Serviço: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações de pedidos, orçamentos e ordens de serviço, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção; PDV – Frente de caixa: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações de PDV, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção; CRM – Oportunidades de Negócios, Funil de Vendas e outros: selecione esta seção para determinar que o usuário terá acesso para editar e visualizar todas as configurações de oportunidades de negócios e funil de vendas, ou clique no ícone “+” para visualizar quais são as configurações desta seção;
Empresa no PDV: neste campo, defina a empresa à qual o usuário deve ter acesso para fazer vendas no PDV; Depósito no PDV: neste campo, defina de qual depósito devem ser retirados os produtos que o usuário vender pelo PDV; Número do Caixa PDV: neste campo informe o número do caixa que o usuário acessa; Meta de Venda Mensal (R$): neste campo informe em reais a meta mensal a ser batida pelo funcionário; Esconder preço padrão: habilite esta opção para impedir que o usuário utilize a tabela “preço padrão” no PDV; Não utilizar fechamento de Caixa às Cegas: habilite esta opção para informar que não é necessário que o usuário realize o fechamento de caixa com supervisão.
Dia Vencimento Comissões PDV: neste campo, informe qual dia do mês será o dia final para as comissões de vendas realizadas pelo PDV; Comissão a partir do Produto (PDV): habilite esta opção para determinar que o valor da comissão deste usuário será calculado a partir do valor informado no cadastro do produto quando o usuário fizer uma venda por PDV; Comissão PDV (%): neste campo, informe em percentual qual a comissão que o usuário deve receber por vendas pelo PDV; Comissão à partir do Produto (Pedidos e Orçamentos): habilite esta opção para determinar que o valor da comissão deste usuário será calculado a partir do valor informado no cadastro do produto quando o usuário fizer uma venda por cadastro de pedidos/orçamentos; Comissão Pedidos e Orçamentos (%): neste campo, informe em percentual qual a comissão que o usuário deve receber por vendas por cadastro de pedidos/orçamentos.
Nessa seção será possível decidir os dados que serão visíveis ao seu vendedor ao acessar a Dashboard.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!