Como configurar os Campos Personalizados no Sistema ERP

O Sistema ERP disponibiliza para os usuários a possibilidade de cadastrar campos personalizados. Esses campos podem ser utilizados no cadastro de produtos, no cadastro de um novo pedido, para configurar uma nova ordem de produção, no momento da realização de um contrato e na hora do cadastro de uma pessoa. Por meio do atributo criado no sistema, você pode organizar as informações do seu produto e aplicar tags para especificar as características.

Como cadastrar um atributo (campo personalizado)

Para personalizar um novo campo acesse o menu lateral Configurações, submenu Atributos.

A seguir, clique em Novo.

Logo após, na tela de Cadastro de Atributos será possível criar um novo atributo.

Vamos imaginar que desejamos criar um novo campo chamado “Placa do Veículo” na tela de Vendas.

Nome: informe o nome que terá o novo campo; Tipo: selecione o local em que esse novo campo exibido na tela; Tag: informe um nome, sem espaços e sem hífen. A etiqueta comunicada neste campo irá transferir a informação para o documento personalizado Campo correspondente na NF-e: no caso de ter selecionado o tipo “Venda”, surge esse novo campo na tela. O sistema permite que, com informações inseridas nesse campo, sejam repassadas automaticamente para a venda da NF-e, como através da venda. Você pode selecionar para Informações de Compra (Grupo ZB), selecionando entre xNEmp (Nota de Empenho), xPed (informações sobre o pedido) e xCont (informações sobre o contrato da compra).

Após o preenchimento das informações, clique em Salvar.

Como usar o Campo Personalizado em Vendas

Agora, acesse o menu lateral Vendas submenu Novo Pedido.

Em seguida, na tela de Novo Pedido será possível visualizar campo personalizado que foi criado. O sistema de informação disponibilizada, após os campos de disponibilidade.

Como usar o Campo Personalizado na Ordem de Produção

A ordem de produção no módulo PCP, já conta com diversos campos informativos. O sistema disponibiliza atributo para organizar os itens que podem ocorrer a mais que ou a alguma informação a respeito da Ordem de Produção.

Acessando novamente o menu lateral Configurações, submenu Atributos, é possível cadastrar um Novo campo personalizado, para a tela de PCP.

A partir disso, vamos cadastrar uma Nova Ordem de Produção, usando Campo Personalizado. Para isso, acesse o menu submenu PCP ,Nova Ordem Produção.

Na tela, Cadastro de Ordem de Produção, ao rolar para baixo será possível visualizar o Atributo seguinte, na seção Campos Personalizados. Agora, seu atributo personalizado estará pronto para ser utilizado. Depois de preencher todos os campos, clique em Salvar.

Como usar o Campo Personalizado nos Cadastro do Produto

O sistema disponibiliza o atributo para organizar os dados dos produtos cadastrados em seu sistema. Neste caso será possível personalizar um novo campo para estar presente na tela de cadastro de novo produto, ou de edição de um produto já existente.

Acessando novamente o menu lateral Configurações, submenu Atributos, é possível cadastrar um Novo campo personalizado, para a tela de Produto.

O novo atributo criado poderá ser usado nos dados de um produto cadastrado anteriormente no sistema ou em um novo cadastro. Portanto, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Novo Produto.

A próxima tela Cadastro de Produtos informa os dados do produto. Feito isso, busque pela seção Campos personalizados e seu atributo personalizado estará pronto para ser utilizado. Depois de preencher todos os campos, clique em Salvar.

Como usar o Campo Personalizado nos Contratos

Além de todos os demais locais em que pode ser utilizado o Campo Personalizado, também pode ser usado no momento de realizar um novo Contrato no sistema.

Assim como os demais atributos, inicialmente será necessário realizar o cadastro desse, acessando o menu lateral Configurações, submenu Atributos, em seguida, clicando em Novo, e preenchendo os dados com o Tipo Contrato.

Feito isso, já é possível usar esse novo campo na criação de um novo contrato. Dessa forma, acesse o menu lateral Contratos, submenu Novo Contrato.

Assim que abrir a tela do Novo Contrato, na parte inferior você verá a seção Campos Personalizados, onde se encontra o Atributo que acabou de configurar no sistema.

Lembrando que a informação apresentada neste campo poderá ser impressa de forma automática depois de gerar o contrato no sistema.

Acessando o menu lateral Contratos, submenu Tipos de Contratos, no Dicionário você estará disponível uma TAG informada para esse campo anteriormente, na configuração do Atributo.

Como usar o Campo Personalizado no Cadastro de Pessoa

Para criar campos personalizados no cadastro de pessoas, acesse a tela de cadastro do atributo, no menu lateral Configurações, submenu Atributos, e clique em Novo.

Os campos serão os mesmos como demais telas, porém terão a adição do campo Tipo do valor, onde há a possibilidade de selecionar várias opções de como preencher essa informação.

inda é possível selecionar este campo personalizado será de preenchimento obrigatório. Basta ativar o botão “É obrigatório?”.

Agora, este recurso estará disponível no cadastro de uma nova pessoa ou editando um cadastro já existente. Portanto, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Pessoas.

IMPORTANTE: os criados para, você pode ser adicionado em seu documento, para que seja adicionado em seu documento e pedido personalizado e com uma informação de orçamento na etiqueta, lembrando que a etiqueta não imprime um momento para conter o espaço ou hífen. Atributos criados para produtos, apresenta na busca avançada do cadastro de produtos, na qual você poderá selecionar o sistema irá trazer como informações que estão vinculados aos atributos cadastrados.

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a ainda mais como funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

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