Como Fixar o Frete nos Pedidos do Sistema ERP
Last updated
Last updated
A fim de facilitar ainda mais o controle dos seus lançamentos, implementamos a função de fixar o frete no pedido.
Anteriormente, o sistema calculava e dividia proporcionalmente o frete ao valor de cada item. Desse modo, quando era retirado um dos itens do pedido, o valor do frete referente aquele item era diminuído. Porém, existem algumas empresas que trabalham com o frete fixo, independentemente da quantidade de mercadorias vendidas.
Nesse sentido, para utilizar o valor fixo de frete, você deverá acessar o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP.
Na tela de configurações, expanda a seção Vendas e marque a opção Fixar frete. Após isto, basta clicar em Salvar.
Feito isso, de modo muito simples e prático você mantém a suas vendas organizadas e não corre risco de repassar aos seus clientes um valor maior ou menor referente à entrega do produto comprado.
Na sequência, vamos cadastrar um novo pedido ou novo orçamento. Para isso, acesse o menu lateral Vendas, submenu Novo Pedido. Isso também será possível através do submenu Novo Orçamento.
Logo após, na tela Cadastro de Pedidos e Orçamentos, informe os campos sobre os dados do seu pedido. Depois disso, adicione o produto.
Abaixo de todos os produtos adicionados para a sua venda, haverá um quadro azul, onde serão informados os valores totais do seu pedido. Você terá a possibilidade de preencher os campos sobre descontos e despesas gerais.
Agora, que você já foi lá nas Configurações do ERP e através da seção Configurações das Vendas marcou a opção Fixar Frete. Você poderá observar nesta tabela que o checkbox Fixar Frete, será marcado, instantaneamente.
Sendo assim, no campo Frete R$ informe o valor do frete e marque o checkbox Cobrar Frete do Comprador, agora, o sistema fará o cálculo total da sua venda.
Cobrar Frete do Comprador: com esta opção selecionada o frete será cobrado do cliente e será adicionado no valor total da sua venda, podendo inclusive ser parcelado junto ao valor dos produtos. Se esta opção permanecer desmarcada, o frete será por conta da sua empresa e você deverá lançá-lo como uma despesa de suas vendas.
Depois disso, informe os campos disponíveis nas próximas seções, de acordo com a necessidade do seu pedido ou orçamento. E com a seção Informações sobre a Entrega, será possível informar o endereço do cliente, para o envio dos produtos adicionados.
Através desta seção, é possível definir qual será o meio de envio: Correios, Transportadora ou SIGEP WEB.
Tipo de Endereço: selecione neste campo Pessoa, Cobrança ou Entrega. Esta informação será enviada para a listagem do SIGEP WEB; Meio de Envio: selecione uma das opções disponíveis; Transportadora: selecione a transportadora já cadastrada no sistema; Data Envio: informe a data prevista para o envio da mercadoria; Total Frete (R$): ao informar o frete, no grupo dos produtos adicionados. Este campo será preenchido automaticamente; Previsão de Entrega: informe a data prevista para que os produtos cheguem até o cliente; Endereço: verifique se o endereço está informado. Ou informe o CEP para que o sistema faça a busca do endereço, depois disso, informe o número e o complemento;
O CT-e se aplica para as organizações que fazem transporte de cargas por intermédio de uma transportadora. Ao selecionar esta opção o sistema disponibilizará outros campos para serem preenchidos.
Com a opção Correios selecionada, através do botão Configurar Envio SIGEP será possível enviar seus pedidos através do SIGEP WEB.
Após o preenchimento das informações, salve o seu documento. Clicando em Salvar, o sistema fará o registro de todas as informações.
Depois disso, clique no botão Mais Ações, o sistema exibirá outras opções que poderão ser aplicadas ao seu pedido. Através da opção Baixar o sistema disponibilizará um documento semelhante ao modelo a seguir, com as informações cadastradas e o frete incluso.
Caso tenha alguma dúvida sobre como faturar o seu pedido ou aprovar orçamentos.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!