Como realizar as Configurações de Estoque no Sistema ERP

Por mais que o Sistema ERP seja um sistema com funcionalidades pré definidas, você tem a possibilidade de personalizar como alguns recursos devem se comportar. Com as configurações de estoque, é você quem define como o ERP deve se comportar para ter o melhor uso e organização dos seus produtos.

Para isso, você irá acessar o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP.

Após isso, expanda a seção Estoque e veja que será apresentado as seguintes opções:

Não emitir alertas e permitir vendas com estoque negativo: marcando esta opção o sistema permitirá que sejam realizadas vendas mesmo que não haja o produto em estoque, assim seu saldo/quantidade em estoque poderá ficar negativo; Permitir que Produtos tenham o mesmo Código de Barras – EAN: com a habilitação dessa configuração o sistema passará a aceitar que mais de um produto tenha o mesmo código EAN; Abater Estoque de Compostos no PCP: esta opção fará o controle dos produtos no estoque seguindo a finalização das ordens de produção cadastradas. Assim, quando gerar a OP, a matéria-prima e o produto acabado serão movimentados no estoque. Informar Quantidade Consumida Manualmente: Com esta opção ativada será possível editar manualmente o campo de 'Quantidade Total' da composição dos produtos no processo de produção PCP. Não separar Depósitos por Empresa: com está opção marcada, os depósitos NÃO serão separados por empresas. Ou seja, os depósito poderão ser utilizados por todas as empresas que você gerencia no sistema; Permitir controle de estoque de Kits: com a habilitação desta funcionalidade, será liberado o controle de estoque por kits e automaticamente abrirá um segundo campo (Tipo de Controle de Kit) com duas possibilidades de movimentação; Fórmula de Cálculo do Preço de Venda do Produto: Atenção: Ao alterar esta configuração você não estará alterando automaticamente a precificação dos produtos já existentes. Para recalcular os produtos existentes com esta nova precificação você deve exportar a planilha de produtos e importá-la novamente; Movimentar Estoque de Nota de Entrada Manualmente: com essa opção habilitada, ao aprovar a nota de entrada, o estoque não será movimentado. Sendo assim, será necessário dar entrada no estoque manualmente, clicando no ícone Mais Ações e em seguida, em Dar Entrada no Estoque. Atualizar Custo ao Aprovar Notas de Entrada: Com essa opção ativa, será atualizado o custo ao aprovar as notas de entrada; Alterar Preço de Venda nas Notas de Entrada: Com este campo selecionado o preço de venda do produto será atualizado e fixado, no cadastro do produto; Ignorar ICMS, ICMS-ST e FCP ST na Precificação: Com a habilitação desses campos, os respectivos impostos serão ignorados; Habilitar Reserva de Estoque: Com essa opção ativa, será possível trabalhar com a reserva de estoque, onde você poderá reservar itens para clientes, assim o produto ficará reservado até a finalização da compra.

Depois de configurar como deseja que o ERP se comporte em relação ao seu estoque, clique em Salvar, no topo da tela.

Para atualizar as novas configurações, faça um novo login no Sistema ERP e assim, você já estará apto a usufruir das novas alterações. Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

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