Como fazer Conciliação Bancária por OFX no Sistema ERP
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O OFX é conhecido como arquivo Open Financial Exchange. É um formato de documento usado para arquivos de dados financeiros que contém transações, declarações e outras informações financeiras. Uma das principais características do formato OFX, é que ele permite a automatização das informações bancárias. O saldo bancário e as movimentações financeiras, serão disponibilizados pela a instituição financeira, isso permitirá que o sistema Sistema ERP faça a identificação de forma automática.
Após baixar o extrato OFX do seu banco para o seu computador, será possível importar o arquivo para o sistema.
Para você importar este arquivo, será necessário acessar o menu lateral Financeiro, submenu Importar OFX.
Na próxima tela, selecione o banco em que você exportou o documento .OFX. Em seguida, clique em Escolher arquivos.
Busque o arquivo .OFX dentro do seu computador e clique em Abrir. Aguarde alguns instantes, enquanto o sistema fará a leitura do documento.
Após a leitura do documento, o sistema lhe apresentará a tela Importador de OFX com o registro de todas as suas transações.
Data: este campo informa a data em que a transação foi realizada; N° Transação: o sistema informa o número da transação, este número é gerado pela sua instituição financeira; Descrição Banco: neste campo o seu banco descreve sobre a transação; Valor R$: neste campo será informado o valor total efetuado. O valor destacado em azul informa que o lançamento é uma receita, enquanto os valores destacados em laranja referem-se a despesas; Lançamentos: nesta coluna você poderá vincular seu lançamento já existente ou cadastrar um novo. Assim, o sistema trará as informações do Plano de Conta, Cliente/Fornecedor e Valor R$.
O sistema disponibilizará nesta tela o Total Receitas em azul e o Total Despesas em vermelho, para o gerenciamento das suas movimentações.
A seguir, será possível fazer a utilização do filtro para realizar suas buscas, clicando em Filtros da Listagem.
Tudo: busque por todas as transações sem distinção; Transações Relacionadas: busque por transações que estão relacionadas à lançamentos financeiros; Transações Pendentes: busque por transações que não estão vinculadas ao lançamento.
Caso tenha cadastrado em seu sistema um lançamento financeiro com a mesma data e valor disponível no arquivo OFX, o sistema fará o vínculo automaticamente. Para vincular manualmente a transação do OFX a um lançamento financeiro já cadastrado no sistema, clique no botão Vincular Lançamento. Após clicar nesta opção, se abrirá outra tela para buscar por lançamentos.
COD, DOC, BOLETO, Descrição: você poderá buscar por um documento/código/boleto/descrição; Cliente/Fornecedor: selecione o cliente que deseja buscar o lançamento; Plano de Conta: selecione um plano de contas para buscar os lançamentos; Forma de Pagamento: selecione uma forma de pagamento para buscar os lançamentos; Empresa: informe a empresa responsável pelo lançamento; Conta Bancária: informe a conta bancária do lançamento; Grupo: informe o grupo do lançamento; Valor: informe o valor do lançamento; Situação do Lançamento: selecione a situação do lançamento; Ordenação: selecione por qual data o lançamento deve ser buscado; Bandeira Cartão: selecione a bandeira do cartão; Período: selecione o período de data desejado para realizar a busca. Caso selecione a opção Personalizado utilize os campos de Data Inicial e Data Final para definir o período; Data Inicial: defina uma data para iniciar a busca de acordo com aquele período; Data Final: defina uma data para finalizar o período da busca; Filtrar Por: selecione por qual data o sistema deve filtrar. Agora clique em Aplicar Filtros para que seja realizada a busca. Caso deseje excluir as configurações aplicadas, basta clicar em Fechar.
Após aplicar o filtro, o sistema realizará a busca dos lançamentos que se encaixam no filtro. Selecione um ou mais, para preencher o valor total do lançamento e clique em Carregar Lançamentos.
Após clicar em carregar lançamentos, o sistema retorna para a tela inicial com todos os lançamentos.
O ícone verde (positivo) informa que a vinculação foi efetuada corretamente. Isto não significa que a alteração já foi salva, apenas que o sistema encontrou o código correto para vincular.
Com todos os lançamentos vinculados, clique em Salvar, para que o sistema registre essas transações no seu financeiro.
Para criar um novo lançamento financeiro no sistema, preencha os campos de Plano de Contas e Cliente/Fornecedor:
Para criar mais de um lançamento financeiro para a mesma transação do OFX, clique na opção Adicionar Lançamento na Lista.
Quando as informações forem preenchidas corretamente, o ícone em Vermelho (negativo) apresentado antes do código será substituído por um ícone Verde (positivo).
Feita a conciliação, clique em Salvar. Assim, o sistema registrará as transações efetuadas e elas aparecerão na listagem dos lançamentos.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!