Como ratear o Centro de Custo nos Lançamentos Financeiros do Sistema ERP
Last updated
Last updated
Esta necessidade tem como objetivo modificar as funcionalidades do sistema a fim de permitir que seja realizado o rateio de centros de custos. Onde será possível que um único lançamento financeiro de despesa possa ser dividido em diferentes centros de custos a partir de um percentual configurável. Todas as telas do sistema onde houver tratamento sobre os centros de custos deverão ser tratados de modo a respeitar a nova lógica. Além disso, lançamentos e pagamentos onde já existem centros de custos preenchidos deverão continuar retornando os mesmos resultados, garantindo a compatibilidade após alteração de comportamento. Veja como funciona.
Primeiramente, será necessário realizar uma configuração para o sistema disponibilizar os comandos de rateio, para isso acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP..
Feito isso, expanda a aba Financeiro e busque pela opção Habilitar rateio dos Centro de Custos, onde a mesma deverá ser habilitada e salvar a alteração. Dessa forma o sistema disponibilizará a opção para configuração.
Preenchimento Manual
O sistema passará permitir o rateio de modo manual nas telas de edição de lançamentos financeiros, notas de entrada, contratos e centros de custos.
Acesse o menu lateral Financeiro, submenu Novo Lançamento.
Feito isso, informe os principais dados como: Sua empresa, Cliente/Fornecedor, Plano de Conta, Valor e Data de vencimento.
Agora, para preenchimento da informação do centro de custos, será necessário expandir a seção Mostrar Mais Campos, em seguida no campo centro de custos informe o correspondente ao lançamento financeiro e clique em Adicionar.
Logo, será possível perceber que o sistema apresenta junto ao centro de custo um campo de porcentagem, que será alterado de acordo com a adição de novos centro de custos.
Caso o lançamento possuir apenas um centro de custos, o sistema deverá impedir a edição do campo de percentual, mantendo-o em 100,00% como padrão. O sistema também passará a realizar o rateio automático do percentual conforme são adicionados ou removidos centros de custos. Ou seja, caso sejam inclusos 3 centros de custos, o sistema deverá ratear automaticamente para 33,33% cada um deles. O operador sempre poderá manipular manualmente este percentual, porém deverá ocorrer automação ao adicionar/remover.
Importante! Não será possível que o operador salve um lançamento financeiro caso a soma dos percentuais não seja equivalente a 100,00% ou também que salve um centro de custos com 0,00% de percentual.
Preenchimento automático vinculado ou Plano de Conta
O preenchimento automático está ligado diretamente ao plano de conta, onde o vínculo é feito no cadastro do mesmo e ao informá-lo em um lançamento financeiro o centro de custo e suas respectivas porcentagens serão preenchidas de forma automática. Veja como realizar esse vínculo.
Você deverá acessar o menu lateral Cadastros, submenu Planos de Contas.
Importante! Os centros de custos poderão ser vinculados apenas a planos de contas de despesas, visto que os centros de custos servem para controlar as despesas da empresa.
A seguir, você poderá cadastrar um novo plano de contas ou editar um já existente. Agora, já dentro do plano de contas, você poderá informar o Centro de Custos desejado e suas devidas porcentagens, no campo que leva o mesmo nome.
Em seguida, basta Salvar. E assim, ao realizar um lançamento e informar o Plano de contas, o Centro de custos será preenchido automaticamente.
E como ficarão os relatórios?
A distribuição de valores para os relatórios de planos de contas e de centros de custos deverão ser calculadas levando em consideração a funcionalidade de rateio. Isso significa que os valores a serem encontrados deverão ser tratados com os percentuais antes dos totais do relatório serem calculados.
Os relatórios de Lançamentos, Previsão de Caixa e Personalizados com fonte de Lançamentos deverão passar a apresentar uma lista de centros de custos separados por vírgula ao invés de apenas mostrar um centro de custo por resultado encontrado. Caso seja realizado aplicado um filtro para localizar centros de custos específicos, o relatório deverá localizar todos os lançamentos onde o centro de custo existir, mesmo que o valor esteja dividido com outro centro de custo.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!