Como registrar Despesas Fixas no Sistema ERP
Last updated
Last updated
No Sistema ERP é possível realizar lançamentos financeiros fixos, que se repetem com o mesmo valor de período em período. Normalmente os lançamentos financeiros fixos são os de despesas, como o registro de conta de energia elétrica, água ou internet, aluguel da sala comercial ou imóvel e até mesmo a folha de pagamento dos colaboradores.
Neste artigo, utilizaremos como exemplo o registro da despesa fixa da conta de água da organização. Portanto, primeiramente é necessário realizar o cadastro de uma pessoa, para quem será realizado esse pagamento. Dessa forma, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Nova Pessoa.
Nesta tela, informe os dados referentes a essa pessoa.
Para saber mais detalhes de como realizar o cadastro de uma pessoa, clique aqui.
Depois de efetuado o cadastro da pessoa, é o momento de realizar o registro dessas despesas fixas. Para isso, acesse o menu lateral Financeiro, submenu Novo Lançamento.
Nesta tela, informe os seguintes campos.
Sua empresa: informe qual empresa que você gerencia no sistema que será a responsável pelo lançamento financeiro; Cliente/Fornecedor: informe a pessoa cadastrada anteriormente, para quem sua empresa irá realizar o pagamento da despesa fixa; Plano de Conta: informe o plano de conta correspondente a esse lançamento financeiro. Caso deseja criar um novo plano de contas específico para este lançamento financeiro; Valor (R$): informe o valor desta despesa fixa; Forma de pagamento: informe a forma de pagamento que será realizada esta despesa; Conta Bancária: informe a conta bancária que será retirado o valor para o pagamento desta despesa; Data da competência: informe a data que o presente lançamento financeiro está sendo criado. Esta data será informada automaticamente pelo sistema, mas pode ser alterada caso necessário; Data do vencimento: informe a data de vencimento do lançamento, ou seja, a data limite para que seja feita a quitação do valor.
Ainda na tela de edição, acesse a seção Parcelamento ou Recorrência e selecione a opção Recorrência Automática. A recorrência é a forma de pagamento que define em quanto tempo sua empresa pagará a mesma despesa fixa por um período contínuo de tempo, de forma programada.
Intervalo: informe o tipo de intervalo do lançamento, você poderá escolher umas das alternativas: meses, dias ou período parcelamento. Ao escolher a opção Dias ou Período Parcelamento, será preciso informar o campo Dias entre recorrências; Taxa de Juros: informe a taxa de juros, se houver; Número de ocorrências: defina a quantidade de intervalos que será efetuado o mesmo pagamento;
Em seguida, clique em Visualizar Recorrências para o sistema exibir as informações.
Observe que serão listados os lançamentos financeiros de mesmo valor, de acordo com o número de recorrência, com as mesmas informações, porém com data de vencimento e data de competência proporcional de cada registro.
Ao clicar em Salvar, o sistema irá registrar a quantidade de lançamentos financeiros independentes. Você pode verificar todos esses registros acessando o menu lateral Financeiro, submenu Lançamentos.
Importante! Se você realizar alterações em algum desses lançamentos financeiros, a informação somente será alterada neste respectivo lançamento. Os demais registros financeiros não serão alterados.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!