Como configurar Certificado e-CPF no Sistema ERP
Last updated
Last updated
Além da configuração de certificado digital e-CNPJ para empresas, o Sistema ERP também possui o recurso de certificado de certificado do tipo e-CPF para emissão de notas de produtor rural sendo pessoa física, que contém Inscrição Estadual (IE).
Veja como é fácil fazer essa configuração!
Acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações NF-e.Em seguida, clique em Novo, no canto superior direito da tela.
Na nova tela, será necessário alterar os seguintes dados:
Emissão com e-CPF: habilite essa opção; Nome do Emitente no CPF: informe o nome do emitente portador do CPF; CPF do Emitente: informe o CPF do emitente; Certificado Digital da Empresa: selecione a opção A1 ou A3, de acordo com o tipo do seu certificado. Temos artigos ensinando como configurar cada um desses certificados. São eles: Como importar o Certificado Digital A1 para o Sistema ERP e Como sincronizar o Certificado Digital A3 no Sistema ERP; Logo da DANFE: insira a logo da sua empresa clicando em Novo Logo. A imagem deve estar no formato JPG, o indicado é que dimensões são aproximadamente 289 pixels de largura e 300 pixels de altura.
Seção Dados de Emissão com e-CPF
Depois de inserir os dados gerais do certificado digital, é o momento de dados de detalhes sobre a emissão e-CPF, na aba IE Padrão. São eles:
IE do Emitente no CPF: informe a Inscrição Estadual do emitente portador do CPF; Regime de Apuração: selecione o regime de apuração que se enquadra; Logradouro: informe o nome da rua ou avenida do endereço da sua empresa. Este campo é normalmente preenchido automaticamente quando se define o CEP no campo anterior. Caso tenha sido preenchido automaticamente, confira se está correto; Número: informe o número da casa/prédio da sua empresa. Este campo não será preenchido automaticamente o CEP e deverá ser preenchido manualmente; Complemento: informe o número do complemento da casa/prédio da sua empresa (sala, apartamento, etc).Este campo não será preenchido automaticamente o CEP e deverá ser preenchido manualmente; Bairro: informe o bairro onde fica localizada sua empresa. Este campo pode ser preenchido automaticamente com o CEP; CEP: digite o CEP de localização da sua empresa. Veja o CEP para válido, como demais informações de endereço do Correio entregas atualizados conforme os dados válidos. Mesmo assim, confira se o endereço de sua empresa será correto e correto o que for necessário; Cidade: informe o nome da cidade onde fica sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Código Munícipio: informe o Código do IBGE da cidade onde fica localizada sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; UF: informe a sigla do estado da cidade de sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Código UF: informe o Código do IBGE do estado onde fica localizada sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; País: informe o país de sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP.
Ainda nesta tela, você verá a aba Lista IE você poderá informar todas as Inscrições Estaduais que possui com este CPF. Assim, no momento de emitir uma nota fiscal, você poderá selecionar qual IE deseja usar para a emissão da nota. Basta preencher todos os campos conforme a tela anterior e clicar em inserir.
Depois de preencher todos os dados solicitados, clique em Salvar no canto superior direito da tela.
Agora que você já possui a configuração do certificado e-CPF no Sistema ERP, é o momento de emitir uma NF-e, usando o certificado. Veja o artigo Como emitir Nota Fiscal de Produtor Rural no Sistema ERP e sabia mais sobre este assunto!
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a ainda mais como funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!