Como emitir NF-e de Retorno no Sistema ERP
Last updated
Last updated
Quando um fornecedor solicita que você conserte alguns produtos, normalmente ele gera uma nota fiscal de remessa para conserto. No momento que você finalizar o reparo, deve devolver os produtos ao fornecedor, e para isso, deve emitir a nota fiscal de retorno.
Assim como a nota de remessa, a nota de retorno também não tem operação fiscal. Ou seja, não terá registros financeiros para esta operação.
Esta nota fiscal pode ser emitida de duas formas: através da venda (onde ocorre a baixa dos produtos do estoque), e através de uma nota fiscal avulsa (onde apenas registra o documento fiscal, sem movimentar o estoque dos produtos). Aqui neste artigo vamos te ensinar as duas maneiras para emitir esta nota fiscal.
Nota de Retorno através da Venda
Para emitir a nota através da venda, primeiramente é necessário criar uma categoria de venda que somente movimente o estoque, sem movimentar o financeiro. Portanto, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Categorias de Venda e clique em Novo.
Na sequência, preencha o nome da categoria e deixe desmarcada a opção de Movimenta Financeiro. Neste exemplo iremos informar o nome Retorno de remessa, e marcaremos a opção Movimenta Estoque. Caso deseja configurar a tributação desta nota, marque a opção Visível nas Operações Fiscais e realize seu devido cadastro (saiba mais clicando aqui).
Depois de preencher os dados, clique em Salvar no topo da tela.
Agora, é o momento de registrar a venda e inserir esta categoria, para apenas movimentar o estoque dos produtos. Sendo assim, acesse o menu lateral Vendas, submenu Novo Pedido.
Neste momento, preencha os dados necessários na venda, como cliente (para quem os produtos serão retornados), empresa, depósito e os produtos.
Ainda na tela da venda, na seção Informações Gerais, você verá o campo Categoria, onde deverá informar a categoria de venda cadastrada anteriormente. Neste exemplo, iremos informar a categoria Retorno de remessa.
Após, clique em Salvar, no topo da tela. Na sequência, clique em Mais Ações e selecione a opção Aprovar Pedido.
Desta forma, sua venda está finalizada para que você possa emitir a nota fiscal de retorno. Para isto, basta clicar novamente em Mais Ações e selecionar a opção Gerar NFe.
Sendo assim, você será direcionado para a tela de edição da nota fiscal, onde já estará informado do emitente (sua empresa), destinatário (para quem os produtos serão retornados) e os produtos. Então, o que resta ser feito é alterar as seguintes informações.
No topo da tela, na seção Dados da Nota Fiscal, informe a Natureza da Operação correspondente. Normalmente este campo é informado pelo CFOP da nota fiscal.
Na aba Produtos, você poderá editar o produto clicando no ícone de lápis para alterar o CFOP e as demais informações de impostos, caso sejam necessárias.
Caso esta devolução tenha algum transporte, acesse a aba Transp./Frete e insira a modalidade de frete correspondente.
Por último, você poderá adicionar alguma Informação Complementar à nota fiscal que contribua para o destinatário ou para o fisco.
Depois de confirmar todas estes dados, basta Salvar, Pré Visualizar e Emitir a NF-e.
Outra forma de emitir a nota de retorno, é através da NF-e Avulsa. Porém, com essa forma de emissão, os produtos informados não darão baixa no estoque. Portanto, se desejar que haja movimentação de estoque, você deverá realizar a venda, ou então, movimentar o estoque manualmente.
Sabendo disso, basta acessar o menu lateral Fiscal, submenu Nova NF-e Avulsa.
Automaticamente o sistema informará alguns dados, mas neste caso, você deverá realizar a alteração de alguns deles. Por exemplo, na seção Dados da Nota Fiscal, no campo Tipo de Operação, informe a opção Saída. E no campo Natureza da Operação, insira o CFOP correspondente para a nota de retorno que está emitindo. Se tiver alguma dúvida, busque o responsável contábil da sua empresa.
Depois disso, vá até a aba Destinatário/Remetente e informe o nome do destinatário para quem você deseja emitir a nota de retorno. Esta pessoa já deve estar previamente cadastrado.
Em seguida, na aba Produtos, você deverá adicionar os produtos que irá devolver a este destinatário. Portanto, insira os produtos desejados e em seguida, edite-os para informar detalhes fiscais, como CFOP, ICMS, IPI, PIS e COFINS.
Além disso, caso esta devolução tenha frete, informe os dados correspondentes na aba Transp./Frete.
Por fim, utilize o campo Infos. Complementares para deixar informações de interesse do fisco ou do destinatário.
Depois de preencher todos os dados da nota, clique em Pré Visualizar e em seguida, clique em Emitir.
Assim, sua NF-e será emitida com sucesso e você poderá encaminhá-la a pessoa para quem está devolvendo as mercadorias.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!