Como emitir uma NF-e de Consignação no PDV do Sistema ERP
Last updated
Last updated
Com ERP, você consegue gerar Nota Fiscal Eletrônica Consignação, pelo PDV através das Saídas Consignadas.
Para efetuar a emissão de uma NF-e consignada, primeiramente, você irá efetuar uma venda em consignação. Para isso, acesse o menu lateral Vendas, submenu Consignado.
A seguir, clique em Nova Saída Consignada.
Na próxima tela, informe o produto no campo Buscar Produto e clique em Adicionar Produto. Se necessário, também pode editar a quantidade do produto, basta clicar sobre o campo correspondente.
Depois disso, informe o cliente no campo Buscar Cliente e clique em Finalizar Saída.
Na próxima tela, o sistema disponibilizará o botão Emitir NF-e Saída Consignada.
Clicando neste botão, o usuário será redirecionado para a tela Nova NF-e.
Com a tela da Nova NF-e disponível, verifique os dados da nota fiscal. Alguns campos o sistema preencherá de acordo com os dados já cadastrados anteriormente na venda consignada.
Fique atento! Os campos em vermelho são de preenchimento obrigatório.
A Natureza da Operação tem o papel de indicar a finalidade da emissão da nota, ou seja, a que operação comercial se destina a mesma. Você poderá informar Venda de mercadoria em Consignação (fora) ou (dentro do estado). Esse campo é onde se encontra a operação final de cada NF-e, sendo um código que identifica o tipo da natureza de circulação da mercadoria.
Fique atento! A Natureza da Operação possui características próprias, quando inserida, é preciso prestar atenção no tipo de regime de tributação utilizado, para não haver nenhuma divergência. Por isso, é importante ter o auxílio de um contador, que irá indicar os códigos corretos para sua NF-e.
Os dados, como emitente e destinatário virão preenchidos conforme a sua venda consignada. E as abas como Produtos, Fretes, Infos. Complementares, você poderá preencher de acordo com a sua necessidade.
Na aba Produtos, caso seja necessário informar os impostos fiscais sobre o produto, também será possível nesta aba.
Se for necessário editar alguma informação, clique no ícone de lápis. Nesta edição, é fácil modificar os dados do produto, a quantidade, o valor do produto, o valor do frete e etc.
Através desta edição o usuário terá a possibilidade de verificar ou alterar as informações de impostos, tais como: ICMS, PIS, COFINS e IPI. Lembrando que, a aba Totais será preenchida automaticamente pelo o sistema.
Depois de modificar todos os dados necessários, clique no ícone X, na lateral desta aba.
Observação: A sexta aba disponível refere-se aos dados sobre os Tipo de Documento Referenciado. O preenchimento das informações contidas na aba Docs. referenciados, não se aplica para emissão da NF-e de consignação.
Agora, que todos os campos estão preenchidos corretamente, clique em Salvar, em seguida clicar em Pré-Visualizar e Emitir a NF-e.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!