Como gerar Carta de Correção de CT-e no Sistema ERP
Está precisando gerar uma carta de correção para o CT-e emitido no ERP e não sabe como realizar este procedimento? Aqui neste artigo te explicamos como fazer! Veja como é fácil.
Primeiramente, acesse o menu Fiscal, submenu CT-es emitidos.
Agora, selecione o CT-e que deseje corrigir, clique em Mais Ações e selecione a opção Carta de Correção.
Assim, você será direcionado para uma nova tela, onde aparecem 4 campos para preenchimento.
Vale lembrar que é fundamental que você tenha conhecimento do Manual de Orientações do Contribuinte para realizar a carta de correção deste CT-e. Esse documento está disponível para download gratuitamente e lhe ajudará no momento de encontrar os dados referentes às alterações no seu CT-e.
Neste exemplo, estamos corrigindo o número do logradouro do tomador da CT-e, portanto, vamos inserir os dados correspondentes, de acordo com o manual. A imagem abaixo apresenta a informação do manual que desejamos alterar. O campo destacado em vermelho corresponde ao Grupo Alterado. Já o campo destacado em amarelo se refere ao Campo Alterado. Depois disso, no ERP você deverá informar o novo valor que será o correto no seu CT-e, utilizando o campo Valor Alterado. E por último, destacado em verde se refere ao Número do Item Alterado.
Portanto, no ERP o preenchimento dos dados ficará conforme a imagem abaixo.
Grupo Alterado: indique o grupo de informações que pertence o Campo Alterado. Esta informação representa o campo que está no nível imediatamente acima do campo alterado; Campo Alterado: informe o nome do campo modificado do CT-e original; Valor Alterado: insira o valor correspondente ao novo valor a ser informado; Número do Item Alterado: este campo deve ser preenchido com o identificador da linha da tabela referente ao campo alterado (no leiaute verificar coluna #).
Por fim, após preencher estes campos, basta clicar em Enviar Correção de CT-e a SEFAZ.
Para verificar a carta de correção gerada para esta CT-e, acesse o menu lateral Fiscal, submenu Eventos NF-e.
Agora, você poderá localizar a carta de correção através da Busca Avançada e realizar a impressão, ou até mesmo, baixar o XML do evento. Basta selecionar o evento desejado e clicar no campo correspondente.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!
Last updated