Gerando NF modelo 21 e 22 no Sistema ERP
Last updated
Last updated
Atualmente, a geração desses modelos é bastante ultrapassada quando comparada a outros documentos, como a Nota Fiscal eletrônica, modelo 55. Isso ocorre porque não existe qualquer tipo de WebService ou opção de integração automatizada com os softwares. O que o software consegue realizar é somente a criação de arquivos em formato de texto; após essa etapa, todo o procedimento precisa ser executado manualmente. Acompanhe neste artigo, como estar gerando os modelos 21 e 22 junto ao Sistema ERP.
Acesse Menu Lateral Fiscal e em seguida Submenu Nova NFS-e Avulsa
Ao ser direcionado a tela de NFS-e avulsa será possível visualizar o campo NFS-e de Comunicação, destaque o checkbox para que seja habilitado novos campos
Modelo: selecione se sua nota fiscal de comunicação será do Modelo 21 ou do Modelo 22 Tipo de Utilização: selecione qual o tipo de utilização de sua nota fiscal; CFOP: selecione o CFOP que é utilizado para emissão de nota fiscal de Comunicação; Observações e Instruções de Pagamento: preencha a informação referente a forma de pagamento de sua nota.
Nesta seção, você precisará preencher os dados do seu cliente.
Nome: informe o nome do cliente a qual estará presentando o serviço; CPF/CNPJ: informe o CPF/CNPJ do cliente. Caso esta informação esteja no cadastro do cliente, o sistema preencherá automaticamente; Inscrição Municipal: informe a inscrição municipal do cliente. Caso esta informação esteja no cadastro do cliente, o sistema preencherá automaticamente; Inscrição Estadual: informe a inscrição estadual do cliente. Caso esta informação esteja no cadastro do cliente, o sistema preencherá automaticamente; Telefone: informe o telefone do cliente. Caso esta informação esteja no cadastro do cliente, o sistema preencherá automaticamente; Site: informe o site do cliente. Caso esta informação esteja no cadastro do cliente, o sistema preencherá automaticamente; E-mail: informe o e-mail do cliente. Caso esta informação esteja no cadastro do cliente, o sistema preencherá automaticamente. Número do Contrato: número do contrato Número/Código da Fatura Comercial: Tipo de Cliente: selecione o tipo do cliente que esta sendo gerado a nota fiscal;
Município de Prestação: selecione em qual município o serviço foi prestado; Município de Tributação: selecione em qual município será cobrada a tributação;
Você precisará preencher esta seção somente se a sua NFS-e for Avulsa. Caso contrário, o sistema já trará a listagem de serviços.
Quantidade: informe a quantidade do serviço prestado; Valor Unitário: preencha com o valor do serviço: Desconto: preencha se o serviço prestado possui desconto; CNAE: informe o CNAE do serviço prestado; NBS: é um dado importante para o Governo Brasileiro, que o utiliza para criar estratégias de fomento do comércio exterior de serviços. Unidade de Medida: informe a unidade de medida do serviço prestado; Código na lista de serviços do município: busque a classificação de serviço pré cadastrada no Sistema ERP; Código de tributação do serviço no município: esse campo será preenchido automaticamente, de acordo com a configuração da classificação de serviço; Ded. para redução da Base de Cálculo (R$): informe o valor de dedução de redução caso seu serviço possuir; Item Tributável: destaque esse campo se o mesmo for tributável.
Nesta seção, você poderá visualizar o valor de cada imposto e os totais.
Nesta seção você poderá informar observações que devem aparecer na NFS-e. Para informar um texto padrão para todas as notas de serviço, preencha o campo Informação Complementar Padrão NFS-e dentro do cadastro base de sua empresa emissora das notas.
ATENÇÃO! Nenhuma informação pode ser colada na tela de emissão de NFS-e, todas deverão ser digitadas.
Alertamos que ao copiar textos de outros locais como sites, arquivos, etc. Você estará introduzindo caracteres especiais que são, por muitas vezes, invisíveis e prejudicam o envio da NFS-e gerando erros de validação ou de assinatura do XML.
Após preencher todos os campos, clique em Emitir NFS-e ao canto superior da tela.
Então será baixado em sua máquina o arquivo TXT do modelo de nota de Comunicação gerado no sistema.
Após isso basta estar gerando um documento com todos os arquivos gerados e enviando ao Órgão emissor das notas de Comunicação do modelo 21 e 22.
Há duas alternativas para a entrega dessas notas:
Na primeira alternativa, o usuário precisa enviar os arquivos de texto criados pelo software para o programa Gera Mídia TED. Usando um certificado digital, esse programa produzirá um novo arquivo no formato apropriado para a transmissão no TED (Transmissão Eletrônica de Documentos). Com esse arquivo, a transmissão será realizada pelo programa TED, que também é empregado para enviar os arquivos do Sintegra.
A alternativa dois é bastante mais laboriosa. O contribuinte precisa criar os arquivos de texto e armazená-los em mídias que não podem ser regravadas, como CD ou DVD. Após essa etapa, essas mídias precisam ser enviadas à SEFA pelo correio.
A certeza da validade e autenticidade dessas notas é assegurada pelo CAD (Código de Autenticação Digital), que é gerado em código MD5 a partir dos dados da nota. Após o envio, o contribuinte precisa checar a validação do documento em um período máximo de três dias úteis. Se a integridade dos arquivos enviados não for confirmada, o contribuinte deve reenviá-los dentro de um prazo de até cinco dias.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!