O que é CFOP
CFOP é a sigla referente ao Código Fiscal de Operações e de Prestações. Ele é responsável por caracterizar determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Basicamente, este código define se uma nota fiscal recolhe ou não impostos, o movimento de estoque e financeiro.
O código CFOP também referencia se a nota fiscal tem a finalidade de entrada ou saída e para qual região o será enviado produto, dentro ou fora do estado, ou se será para o exterior.
Ou seja, conseguimos identificar se o documento fiscal é referente a uma venda, compra, devolução, transferência, entre outras finalidades, através do CFOP utilizado. A imagem abaixo demonstra o local da NF-e em que se encontra o CFOP.
O CFOP, como citado, é composta por quatro dígitos. Sendo que:
Primeiro Dígito: identifica Tipo (entrada ou saída) e Região (exterior, dentro ou fora do estado) da operação;
Segundo Dígito: indica a qual grupo ou tipo da operação o documento fiscal irá se referir;
Terceiro e Quarto Dígitos: detalham a operação ou prestação propriamente dita.
O CONFAZ disponibiliza uma lista de CFOP que podem ser utilizados nas notas fiscais. Confira mais clicando aqui.
No ERP você pode inserir o CFOP nas operações fiscais, no produto, na venda ou diretamente na nota. Para saber mais, acompanhe o artigo: Como alterar o CFOP dos produtos no ERP.
Fique atento! Sempre solicite ao seu contador o CFOP que você deve utilizar em seus documentos fiscais.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!
Last updated