Rejeição de NFC-e: Falha no Schema XML do lote de NF-e

É muito comum que na primeira vez que você esteja emitindo uma NFC-e no ERP, apareça a rejeição: Falha no Schema XML do lote de NF-e.

Este erro significa que há alguma informação incorreta no documento fiscal, como falta da Inscrição Estadual da empresa emitente, token incorreto, falta do cadastro da operação fiscal ou até mesmo, falta da UF no endereço do Consumidor Não Identificado.

Para corrigir esta rejeição, você deve conferir os seguintes dados:

1- Inscrição Estadual da empresa emitente

No primeiro momento, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Empresas e edite a empresa que está emitindo a NFC-e. Na nova tela, localize o campo Inscrição Estadual e verifique se há alguma informação. Caso não tenha, informe a IE da sua empresa e salve novamente seu cadastro.

2- Token incorreto

Outro fato muito comum é a inversão do token com o código do token. Para confirmar essa informação, acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações de NF-e e edite a empresa que está emitindo a NFC-e. Agora, localize o campo Token e Código do Token e confirme se os dados inseridos estão corretos.

Importante! Na imagem abaixo há uma ilustração do documento de autorização do Token CSC, em que no primeiro campo está informado o Código do Token, e no segundo campo está informado o Token.

3- Cadastro de operação fiscal

A falta das operações fiscais também influenciam nesta rejeição. Portanto, você deve verificar se as operações fiscais estão cadastradas de acordo com as tributações da sua empresa. Para isto, temos artigos que explicam cada uma das situações que sua empresa pode se enquadrar. Veja abaixo aquela que mais se encaixa na sua empresa:

4- Endereço do Consumidor Não Identificado

A última informação a ser observada é se a pessoa "Consumidor Não Identificado" está registrado no sistema com a UF do seu estado. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Pessoas e edite o cadastro do cliente Consumidor não identificado. Agora, na seção Endereço, no campo UF, selecione o estado da empresa que emitirá NFC-e. Feito isso, clique em Salvar.

Depois de realizar esses 4 passos, você poderá emitir novamente sua NFC-e. Se sua venda foi gerada através do PDV, mesmo que ocorreu a rejeição no momento de emitir o cupom fiscal, a venda ficará registrada na listagem de pedidos e orçamentos. Para que o sistema busque as novas informações para emitir corretamente a nota, você deverá excluir/cancelar a venda e gerá-la novamente. Portanto, acesse o menu lateral Vendas, submenu Pedidos e Orçamentos. Logo, localize e edite a venda em questão. Neste momento, clique em Mais Ações e selecione a opção Cancelar Venda. Agora, você será direcionado para a tela de Devolução de Mercadoria, onde deverá novamente clicar em Cancelar Venda.

Após isto, você já poderá realizar sua venda novamente, seja pelo PDV ou através de pedidos e orçamentos. Ao finalizar a venda, sua NFC-e será emitida com sucesso!

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

Last updated