RPS Importada pelo conector WS - Pendente
Last updated
Last updated
Padrão DATAPUBLIC é do tipo TXT, não disponibilizando de Web Services para emissão, consulta e cancelamento de NFS-e, fazendo-se necessário a geração de arquivos para upload no sistema web da prefeitura. Abaixo estão detalhadas as particularidades deste padrão:
1. Lote e Número Único do RPS
O padrão DATAPUBLIC utiliza um controle por Lote e Número de NFS-e para emissão. Desta forma não é permitido que haja repetição dos números de RPS no mesmo lote.
Os números deverão ser utilizados de forma sequencial, a partir da numeração já utilizada para a emissão de NFS-e no sistema web da prefeitura, mesmo que o sistema permita a importação de números repetidos e com outro número de lote. Esta recomendação deverá ser seguida para evitar problemas com interpretação no sistema da prefeitura, uma vez que não é exibido o número do lote importado/gerado.
2. Natureza da Operação
Tabela com as opções de Natureza da Operação aceitas pela pelo sistema DATAPUBLIC:
3. O sistema não permite:
Inutilização da Nota;
Substituição de RPS
Não dispõe de ambiente de homologação;
Acesse Menu lateral Fiscal e em seguida Submenu NFS-e Emitidas
Selecione a nota fiscal que Apresentou a seguinte mensagem em sua emissão
Ao selecionar a nota, clique em Mais Ações e em seguida Baixar arquivo TXT/XML
Onde será baixado o RPS da nota fiscal de serviço gerada no sistema, no formato TXT
Após a geração do arquivo TXT contendo o RPS, é necessário acessar o sistema web da prefeitura e realizar o upload do mesmo. Para isso deve-se primeiramente validar o arquivo, acessando o validador através do menu “UTILITÁRIOS => Importar Lote de RPS”, onde o usuário é redirecionado para a seguinte tela:
Recomenda-se, primeiramente, validar o arquivo antes de efetuar a importação para garantir que o arquivo não contém inconsistências.
Validado o TXT que foi importado o site da prefeitura para confirmação dos dados gerados.
Importação do Retorno
Como este padrão não tem suporte à Web Services, é necessário exportar um arquivo XML contendo as informações das NFS-e emitidas e que se deseja importar o retorno das mesmas.
Através do menu ”UTILITÁRIOS => Exportar NFS-e” o usuário é redirecionado para uma tela onde pode ser informado um “Range” de NFS-e para download ou apenas a NFS-e desejada, no entanto devem ser preenchidos os 2 campos “Nota Inicial e Nota Final” presentes na tela.
Após baixar o arquivo de retorno gerado o mesmo deverá ser importado no Sistema ERP.
Acesse Menu lateral Fiscal e em seguida Submenu NFS-e Emitidas
Ao selecionar a nota, clique em Mais Ações e em seguida Carregar Retorno TXT/XML
Então o Status de sua nota fiscal será alterado para Processado e a nota estará emitida no Sistema ERP.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!