Notificação automática de cobrança

Pensando em auxiliar cada vez mais nossos clientes, o Sistema ERP disponibiliza a integração de notificações de cobrança automática aos clientes através do Whatsapp e e-mail através da integração Ultramsg.

Para que nossos clientes possam usufruir dessa integração, é necessário possuir uma conta junto a Ultramsg que disponibiliza a integração com o aplicativo Whatsapp para notificações. Onde, onde para possuir uma conta basta estar acessando o link https://ultramsg.com/pt/.

Então no menu lateral do site em Instâncias

Será necessário possuir uma instância ativa, na qual você irá editar a mesma

Ao editar a Instância irá visualizar os campos de ID Instância e Token, na qual essas duas informações serão necessárias para preenchimento no sistema

Com esses dados em mãos, acesse o ERP em Menu Lateral Cadastros, submenu Empresa e edite a empresa que desejas configurar

Onde na tela de edição da empresa clique na aba "Cobranças por Whatsapp"

No campo Serviço Mensagens Whatsapp, selecione a opção Ultramsg onde novos campos serão abertos

Token: informe o token que consta dentro do site Ultramsg

Instância: informe o ID Instância que se encontra no site Ultramsg

Além disso, você também pode configurar o modelo de mensagem que será enviada ao cliente por Whatsapp e E-mail. Na qual, caso tenha dúvidas como gerar o modelo de texto, acompanhe o artigo: Como personalizar os E-mails enviados no Sistema ERP.

Feito as alterações salve as mesmas e pode estar enviando uma mensagem teste para o número que for informado.

Em seguida, é necessário estar configurando o seu envio automático acessando menu lateral Configurações, submenu Configurações ERP e expanda o módulo Cobranças Automáticas

Onde é possível visualizar as configurações disponibilizadas para envio automático

Enviar cobrança via e-mail assim que o boleto for gerado: destaque a opção se desejas que seja enviado um e-mail de cobrança assim que o boleto for gerado;

Enviar cobrança via whatsapp assim que o boleto for gerado: destaque a opção se desejas que seja enviado através do Whatsapp uma mensagem de cobrança assim que o boleto for gerado;

Enviar cobrança via e-mail para boletos " " dias antes do vencimento: destaque essa opção se desejas que seja enviado por e-mail uma notificação do boleto de cobrança e juntamente quantos dias antes do vencimento seja enviado;

Enviar cobrança via whatsapp para boletos " " dias antes do vencimento: destaque essa opção se desejas que seja enviado através do Whatsapp uma notificação do boleto de cobrança e juntamente quantos dias antes do vencimento seja enviado;

Enviar cobrança via e-mail para boletos no dia do vencimento: selecione essa opção se desejas que no dia do vencimento do boleto gerado é enviado por e-mail a notificação do vencimento;

Enviar cobrança via whatsapp para boletos no dia do vencimento: selecione essa opção se desejas que no dia do vencimento do boleto gerado é enviado através do Whatsapp a notificação do vencimento;

Enviar cobrança via e-mail para boletos após " " dias de atraso: destaque essa opção se desejas enviar automaticamente uma notificação ao cliente sobre o boleto em atraso e selecione quantos dias após o vencimento essa notificação seja enviada;

Reenviar a mensagem a cada 5 dias: destaque se desejas que seja enviado a notificação do atraso do boleto a cada 5 dias para o e-mail do sacado;

Enviar cobrança via whatsapp para boletos após " " dias de atraso: destaque essa opção se desejas enviar automaticamente uma notificação ao cliente através do Whatsapp sobre o boleto em atraso e selecione quantos dias após o vencimento essa notificação seja enviada;

Reenviar a mensagem a cada 5 dias: destaque se desejas que seja enviado a notificação do atraso do boleto a cada 5 dias para o Whatsapp do sacado;

OBS: essa configuração possui a funcionalidade de notificações automáticas para clientes, que possuem somente boletos gerados. Lançamentos, não serão notificados pelo aplicativo Whatsapp e e-mail.

Feita a configuração de envio automático salve as alterações.

E por último, é necessário preencher o número do Whatsapp e o e-mail que serão enviadas as notificações.

Acesse menu Lateral Cadastros, submenu Pessoas e edite o cliente

Visualize que há dois novos campos disponibilizados

Whatsapp: informe o número do Whatsapp que será enviado as notificações de cobrança

E-mail Secundários: informe o e-mail que será enviado as notificações de cobrança

Feito isso, salve as alterações.

Onde, o sistema irá enviar através do e-mail uma notificação do boleto em aberto, conforme imagem a seguir:

E também será enviado uma mensagem para o Whatsapp que está informado no cadastro da pessoa, de acordo com o modelo de texto que foi previamente configurado

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

Last updated