Como cadastrar Credenciadora de Cartão no Offline
As credenciadoras, mais conhecidas como maquininhas de cartão, são as responsáveis pelas transações de cartão de crédito e débito. Ao cadastrá-las no sistema, você pode definir as taxas de cada bandeira e ainda definir como essa taxa será aplicada na venda. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura deste artigo!
Antes de mais nada, é importante informar que o Offline não possui integração direta com a credenciadora. Ou seja, a maquininha de cartão não possui comunicação com o sistema. No Offline somente é possível cadastrar o registro da credenciadora para que seja possível controlar as finanças e emitir notas fiscais de venda.
Agora, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Pessoas.
Em seguida, clique em Adicionar.
Na nova tela, preencha os dados necessários para a criação da credenciadora. Obrigatoriamente, informe o tipo de pessoa Jurídica, CNPJ, Nome Fantasia e selecione o papel como Credenciadora.
Assim que você informar o papel como credenciadora, se abrirá a aba Dados Credenciadora, onde deverá realizar o preenchimento dos campos.
Tipo de Integração para pagamento: neste campo é possível que você selecione a opção “Integrado com sistema de automação (TEF)” ou “Não integrado com sistema de automação (POS)”. Alguns estados solicitam que nas notas fiscais emitidas com a forma de pagamento cartão de crédito/débito sejam TEF, porém algumas empresas não possuem essa integração automática de fato. Portanto, aqui neste campo é possível selecionar esta opção caso desejar, e dessa forma, automaticamente essa informação será descrita nos documentos fiscais emitidos. Em outros casos, em que não haja a necessidade de ser TEF e que realmente não possua essa automação, poderá ser utilizado o POS;
Conta bancária: informe a conta bancária no qual os lançamentos financeiros gerados por esta credenciadora ficarão vinculados.
Em seguida, clique em Adicionar para que abra novos campos para preenchimento das taxas da credenciadora.
Agora, na aba Taxas você deverá informar os dados referente a uma forma de pagamento, de uma bandeira. Por exemplo, você deseja configurar as taxas que esta credenciadora cobra para cartão de crédito na bandeira Visa. Então, informe a Forma de Pagamento com o Cartão de Crédito e ao lado, selecione a Bandeira Visa.
Em seguida, no campo Opções de Desconto, você terá duas opções para selecionar qual delas deseja utilizar em seu fluxo. São elas:
Gerar despesa vinculada à venda: selecionando esta opção, o sistema criará dois lançamentos no financeiro, um para a venda (receita) e outro para o valor da taxa (despesa);
Descontar venda: nesta opção, o sistema criará somente o lançamento de receita, já descontada a taxa no valor total. Ou seja, o lançamento não será do valor total da venda, mas sim deste total menos a taxa da credenciadora;
Ainda nesta seção, você irá informar o Plano de Contas(categoria) que terão os lançamentos financeiros referente a credenciadora. E por fim, poderá habilitar o campo Quitar Automaticamente e definir a quantidade de Dias que deseja que o sistema realize a quitação da venda, utilizando esta condição de pagamento, nesta bandeira.
Ainda nesta tela, clicando no ícone Expandir, você poderá informar dados mais detalhados sobre as taxas e o período de recebimento. Os campos são:
Número máximo de Parcelas: informe o número de parcelas que essa forma de pagamento (crédito ou débito) aceita nessa bandeira. Em seguida, clique em Gerar Parcelas.
Taxa (%): informe, em porcentagem, qual é a taxa que a credenciadora cobra de sua empresa quando o pagamento ocorre nessa parcela;
Período de Recebimento: informe em quantos dias a credenciadora irá lhe repassar o valor da venda realizada.
Importante! Para cada parcela é necessário separar os períodos por uma barra, por exemplo:
Parcela 1: 30 (dias)
Parcela 2: 30/60 (dias)
Parcela 3: 30/60/90 (dias)
Para adicionar mais dados e taxas, como por exemplo Forma de Pagamento Cartão de Crédito e Bandeira Master Card, é necessário clicar novamente em Adicionar e realizar o mesmo preenchimento para esta nova condição.
Após adicionar todas as taxas, clique em Salvar no canto inferior da sua tela, para confirmar o cadastro da credenciadora.
Fique atento!
Para cada forma de pagamento (crédito ou débito) e para cada bandeira, será necessário clicar em Adicionar para abrir os novos campos de preenchimento;
A opção Quitar Automaticamente realiza a quitação tanto das taxas da credenciadora, quanto dos lançamentos financeiros da venda;
Quando realizar uma venda no cartão de crédito/débito, lembre-se de informar a credenciadora que deseja utilizar;
Caso sua empresa utilize o PDV, recomendamos que deixe uma credenciadora padrão pré configurada. Para isso, acesse o ícone de engrenagem no topo da tela > clique em Configurações > acesse a aba PDV e no campo Credenciadora de Cartões Padrão, defina a credenciadora desejada > clique em Salvar.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!
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