Como emitir MDF-e no Offline
Last updated
Last updated
O MDF-e pode ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas.
Para começar a emissão, basta você acessar o menu lateral Fiscal, submenu Nova MDF-e.
Importante! Todos os campos seguidos de asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Na seção Identificação, você deverá preencher algumas informações que serão extremamente importantes para este documento fiscal. São elas:
Modal: selecione a forma de transporte dos produtos; Tipo de Transportadora: selecione o tipo de transportadora; Tipo Emitente: selecione o tipo emitente do transporte; Data de Emissão: o sistema apresentará a data de abertura do MDF-e, caso comece em um dia e termine o preenchimento, deverá trocar para a data da emissão; UF Carregamento: selecione o estado em que a mercadoria será coleta para ser enviada ao cliente; UF Descarregamento: selecione o estado em que a mercadoria será entregue ao cliente; Data Início Viagem: selecione a data em que o transporte da mercadoria começará.
Ainda na seção Identificação, você terá quatro abas para preenchimento.
Na aba Emitente, logo abaixo, serão apresentador os dados da empresa conforme cadastrados em Minha Empresa. Mas caso seja necessário, você poderá alterar os dados manualmente.
Ao lado, na aba Carregamento, informe a(s) cidade(s) onde as mercadorias serão coletadas para que o transporte seja iniciado.
Na aba Descarregamento, informe a(s) cidade(s) onde as mercadorias serão entregues ao destinatário.
Assim que você adicionar o município, ele será inserido na listagem e aparecerá o ícone de clip. Ao clicar sobre ele, surgirá um novo modal onde você deve informar os dados da NF-e que está sendo transportada, como: chave de acesso, data da emissão, valor e peso da carga e tipo de documento (CT-e ou NF-e).
Importante! Ao informar o valor da carga e o peso, caso possuir casas decimais, informe um ponto final ao invés de vírgula. E ainda, caso você não deseja preencher todos estes campos manualmente, conte com a opção de Importar XML no topo da tela do MDF-e.