Como emitir NF-e Avulsa no Offline
Last updated
Last updated
No Offline você pode emitir uma NF-e através de uma venda, ou então, de forma avulsa. A NF-e Avulsa é emitida quando não está vinculada a uma venda, ou seja, o sistema não gera movimentação de estoque nos produtos mencionados na nota, e também, não realiza registros financeiros para a mesma.
Mas antes de iniciarmos a explicação, fique atento a estas instruções:
Para emitir a NF-e no seu sistema, é necessário que os dados da sua empresa estejam completos e que já tenha configurado o certificado digital;
Em notas fiscais avulsas, os impostos dos produtos devem ser informados manualmente;
No Offline somente é possível emitir NF-e de saída e com finalidade normal. Ou seja, não é possível emitir nota de compra (entrada), devolução, ajuste, transferência ou nota complementar. Em outras palavras, somente pode ser emitida nota fiscal de venda e de remessa, quando a finalidade da operação ser saída.
Agora, para emitir uma nota fiscal avulsa, ou seja, que não está vinculada à uma venda no Offline, o caminho é bem simples. Acesse o menu Fiscal, submenu Nova NF-e.
Em seguida será exibida uma tela onde você deve informar todos os dados da nota fiscal. Ao informar um cliente já cadastrado no sistema, o Offline fará o carregamento automático dos dados desta pessoa. Caso o cliente não esteja cadastrado no seu sistema, você poderá criar um novo cadastro diretamente pela tela da nota fiscal
Na sequência, informe os Produtos que constarão na nota. Basta informar o nome ou o código do produto registrado no seu sistema e automaticamente ele será adicionado na nota. Dessa forma, você pode ajustar a quantidade e valor, e também, definir valores de despesas, desconto e troco, caso seja necessário.
Ainda nesta tela, ao clicar sobre o ícone de cifrão ($) você poderá informar os dados de impostos de cada produto, como a Situação do ICMS, IPI, PIS, COFINS e CFOP. Importante! Caso sua empresa seja do regime de apuração Simples Nacional, não aparecerá opções para informar PIS e COFINS, pois estes impostos são pertencentes ao regime de apuração Lucro Presumido/Real.
Depois de informar todas os dados dos produtos, acesse a aba Pagamentos, selecione a forma de pagamento e a quantidade de parcelas para esta nota. Assim que você adicionar estes dados, você poderá definir a data de vencimento de cada uma das parcelas, e caso tenha selecionado a forma de pagamento cartão de crédito ou débito, insira os dados do cartão e da credenciadora responsável pela transação.
Após inserir estes dados, o próximo passo é adicionar as informações de transporte. Para isto, clique na aba Transporte e defina a modalidade de frete que deseja utilizar nesta nota. Mas caso a NF-e não possua frete, informe a opção Sem frete.
Além disso, caso deseja informar algum dado adicional à sua nota, acesse a aba Observações e insira o dado que desejar.