Como emitir NFC-e/CF-e SAT com produtos de mesma tributação no Offline
Last updated
Last updated
Após realizar a configuração do seu sistema para emitir NFC-e ou CF-e SAT, você poderá definir a tributação que terão seus produtos para gerar estes cupons fiscais!
Para tornar esta explicação mais clara, vamos elencar 3 tópicos essenciais.
Antes de explicarmos como realizar este cadastro, é importante informar que o Grupo Tributário serve apenas para vincular o produto a uma operação fiscal, que veremos mais adiante. Portanto, você poderá aplicar o nome que deseja para este grupo. Como todos seus produtos possuem a mesma tributação (sem variar de ICMS e ICMS ST, por exemplo), você poderá informar o nome sendoSimples Nacional.
Agora, para realizar este cadastro, acesse o menu lateral Fiscal, submenu Avançado e selecione a opção Grupo Tributário. Em seguida, clique em Adicionar no topo da tela. Dessa forma, se abrirá um modal onde você poderá definir o nome do Grupo Tributário. Por fim, clique em Salvar.
Depois de criar o grupo tributário dos produtos, é o momento de definir as tributações que eles terão. Esse registro ocorre por meio da criação de uma operação fiscal. É nela que você informa o ICMS, IPI, PIS, COFINS e CFOP que serão informados automaticamente no momento de emitir a nota fiscal.
Então, acesse o menu lateral Fiscal, submenu Avançado e selecione a opção Operações Fiscais. Em seguida, clique em Adicionar no topo da tela. Assim, se abrirá um novo modal onde você poderá definir as seguintes informações:
Nome: informe o nome “Consumidor Final”; Grupo Tributário: mencione o grupo tributário cadastrado anteriormente. Neste caso, utilizamos o “Simples Nacional”; Tipo de Consumidor: marque a opção “Todos”; Tipo de Consumidor IE: marque a opção “Todos”; Indicador de Destino: selecione a opção “Apenas em meu estado”.
Logo abaixo destas informações, você contará com mais 4 etapas para preencher as informações fiscais dos seus produtos. Portanto, é necessário que você contate sua contabilidade e solicite os dados que deve utilizar
.
Neste momento você deve preencher apenas a coluna ICMS. Portanto, verifique com sua contabilidade qual é a situação do ICMS que você deve utilizar para emitir NFC-e ou CF-e SAT de seus produtos. Importante! A situação do ICMS também é conhecida como CST e CSOSN. Normalmente, empresas do Simples Nacional utilizam as situações 102, 400 ou 500. Já empresas do Lucro Presumido/Real utilizam as situações 00, 40 ou 60.
A seguir, acesse a aba Situação Tributária – IPI e para informar se os produtos vendidos possuem incidência de IPI. Portanto, confirme com sua contabilidade qual é a situação correta a ser utilizada. Em caso de não haver este imposto, informe a opção Não Tributado pelo IPI.
Feito isso, você irá acessar a aba PIS/COFINS para configurar as situações de PIS e de COFINS que terão seus produtos. Novamente será necessário confirmar estas informações com sua contabilidade para que não ocorra futuros problemas. Neste exemplo estamos utilizando a situação 07, referente a operação isenta da contribuição destes impostos.
Por fim, na aba CFOP você poderá informar um CFOP que corresponde as vendas dos produtos nos cupons fiscais. Normalmente são utilizados os CFOPs 5101, 5102 ou 5405.
Depois de preencher todos os campos, clique em Salvar no canto inferior da tela.
O próximo passo a ser realizado é informar o grupo tributário nos produtos. Isso é necessário para que o sistema vincule todos os produtos aos impostos configurados na etapa 2. Assim, o sistema compreende que ao vender o produto e emitir o cupom fiscal, automaticamente será informado esta tributação.
Para isso, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Produtos e edite o produto desejado. Na tela de edição do produto, clique sobre a aba Fiscal e no campo Grupo Tributário, informe o nome do grupo tributário cadastrado na etapa 1. No nosso exemplo, iremos informar o nome Simples Nacional. Por fim, clique em Salvar.
Agora que você seguiu essas 3 etapas fundamentais, ao emitir NFC-e e CF-e SAT no Offline as informações tributárias do seus produtos serão informadas corretamente no cupom fiscal. Assim, você nunca terá problemas com a fiscalização fiscal do seu negócio!
Se quiser saber mais sobre a configuração desses documentos fiscais, acompanhe os artigos:
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!