Como cadastrar a Folha de Pagamento no Sistema ERP
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O ERP possui uma área onde você pode cadastrar os dados das folhas de pagamento do seu funcionário, além de permitir lançar o valor da folha no financeiro.
Para cadastrar, basta acessar o menu lateral RH, submenu Colaboradores.
Agora, você precisará editar o cadastro de um colaborador e acessar a aba Folha de Pagamento.
ATENÇÃO: Para o preenchimento dos campos a seguir deverá solicitar auxílio de sua contabilidade ou setor de recursos humanos.
Mês: selecione o mês da folha de pagamento; Ano: selecione o ano da folha de pagamento; Centro de Custos: informe o centro de custos referente a este pagamento; Plano de Conta: informe o plano de contas referente a este pagamento; Matrícula INSS: este campo se refere à identificação do colaborador perante a Previdência Social (PIS); Salário Base R$: informe o salário de seu colaborador; Período Trabalhado Início: o sistema trará o dia de início de trabalho do colaborador de acordo com o mês selecionado; Período Trabalhado Término: o sistema trará o dia final de trabalho do colaborador de acordo com o mês selecionado; Alíquota INSS %: informe a alíquota de contribuição do INSS de seu colaborador; Salário Base Contr. INSS R$: informe o salário que deverá ser base para o cálculo do desconto do INSS, conforme a alíquota informada no campo Alíquota INSS %; Salário Base FGTS R$: informe o salário que deverá ser base para o cálculo do desconto do FGTS, de acordo com a alíquota informada no campo Alíquota FGTS %; FGTS Mensal R$: informe o valor resultante da alíquota com relação à base de cálculo do FGTS; Alíquota FGTS %: informe a alíquota de contribuição do FGTS de seu colaborador; Salário Base IRRF %: informe o salário que deverá ser base para o cálculo do desconto do IRRF (de acordo com a alíquota informada no campo Alíquota IRRF %; Faixa de IRRF %: informe a faixa que seu colaborador está, de acordo com o seu salário, para então poder definir a Alíquota IRRF que deverá ser aplicada; Alíquota IRRF %: informe a alíquota de contribuição do IRRF de seu colaborador; Desconto do Bolsa Família R$: informe o valor do desconto do Bolsa Família, se houver; Desconto do Plano Saúde R$: informe o valor do desconto do Plano de Saúde, se houver; Desconto do Vale Refeição R$: informe o valor do desconto do Vale Refeição, se houver; Desconto do Vale Transporte R$: informe o valor do desconto do Vale Transporte, se houver; Outros Descontos R$: informe o valor total de outras despesas, se houver; Total Descontos: informe o total de descontos que o seu colaborador terá em sua folha no mês citado, de acordo com os demais dados informados anteriormente, como por exemplo o INSS e FGTS. Total Líquido: o Total Líquido é o valor que efetivamente seu colaborador irá receber. Depois de preencher todos os campos necessários, clique em Salvar.
Após salvar sua folha de pagamento, um botão de "Lançar Financeiro" será habilitado. Deverá clicar neste botão para que seja registrado um lançamento financeiro em seu sistema desta despesa, este lançamento ficará registrado nos lançamentos financeiros do seu sistema (menu lateral Financeiro, submenu Lançamentos) e trará o valor do campo Total Líquido.
Ainda, são abertos novos campos onde é possível informar dados sobre Faltas e Horas Extras.
Faltas: nesta aba informe o dia de faltas que o colaborador teve no período, tendo também que informar o motivo das faltas. Lembrando que este campo é apenas informativo. Horas Extras: nesta aba informe as horas extras realizadas pelo seu colaborador, estas informações também são apenas para registro, pois não serão consideradas para cálculos da folha. Ao clicar em Incluir, as informações serão registradas no cadastro do colaborador.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!