Como cadastrar o Colaborador no Sistema ERP
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O módulo de RH é utilizado para que você possa ter um controle dos colaboradores da empresa, gerar folhas de pagamento, ter controle de férias e muito mais. Então, neste artigo vamos ensinar como realizar o cadastro de um novo colaborador.
Antes de cadastrar o colaborador de fato, é necessário possuir alguns requisitos. Para saber como realizar o cadastro de cada um desses requisitos, basta clicar sobre eles na listagem abaixo. Saiba quais são os requisitos:
Também é importante que o primeiro cadastro de colaborador seja do Responsável/Gerente/Chefe, pois nos demais cadastros de colaboradores, é necessário informar qual é o Responsável/Gerente/Chefe dessa pessoa.
Depois de realizar os cadastros iniciais do módulo de RH, você pode cadastrar seus colaboradores e informações particulares de cada um. Para isso, acesse o menu lateral RH, submenu Novo Colaborador.
Agora, você será direcionado a tela de cadastro de uma Nova Pessoa para realizar o cadastro da pessoa. Após preencher o cadastro da pessoa e clicar em Salvar, o sistema irá redirecionar você para a tela do cadastro deste colaborador.
Dessa forma, será possível informar os seguintes dados:
Nome: o sistema já irá trazer o nome do colaborador de acordo com o cadastro da pessoa; Código: o sistema já irá trazer o código para o colaborador; Empregador: selecione qual das suas empresas que esta empregando o novo colaborador; Tipo: selecione qual o tipo de colaborador, conforme cadastrado anteriormente; Categoria: selecione em qual categorias e enquadra o novo colaborador; Profissão: selecione qual a profissão do novo colaborador, entre as profissões pré-cadastradas anteriormente; Nível de cargo: selecione o nível em que o colaborador está em seu cargo; Departamento: selecione em qual departamento previamente cadastrado trabalha o novo colaborador; Expediente: selecione qual expediente já cadastrado será cumprido pelo novo colaborador; Data nascimento: selecione a data de nascimento do colaborador; Data admissão: selecione a data de admissão do colaborador; Contratação Inativa?:marque esta opção caso o colaborador tenha uma contratação inativa. Dessa forma, surgirá um novo campo para informar a data da demissão; É gerente ou chefe de setor?: marque esta opção caso o novo colaborador seja chefe ou gerente em algum setor da sua empresa. Lembre-se que o primeiro colaborador que você deve cadastrar, é o responsável/gerente/chefe; Responsável/Gerente/Chefe: indique que é o superior responsável pelo novo colaborador; Possui deficiência?: marque esta opção caso o colaborador possua alguma deficiência. Dessa forma, surgirá um novo campo para informar o tipo de deficiência que ele possui.
Seção Dados Pessoais
Saudação: selecione qual saudação deve ser utilizada no tratamento ao novo colaborador; Sexo: selecione qual o sexo do novo colaborador; Estado Civil: informe se o colaborador é Casado(a), Separado(a) Judicialmente, Divorciado(a), Viúvo(a) ou Solteiro(a); Salário R$:informe o salário base do novo colaborador, em reais. Gratificação: informe um valor adicional de gratificação ao colaborador; Tipo Sanguíneo: selecione qual o grupo sanguíneo do novo colaborador, para casos de emergência; Naturalidade: informe a cidade natal do novo colaborador, ou seja, em qual cidade o colaborador nasceu; CBO: informe o código de CBO, Classificação Brasileira de Ocupação, que melhor se enquadra a ocupação do novo colaborador dentro da empresa; Código Filial: informe o código da sua empresa filial, se houver; Terceira – Dispensa Exército: informe caso o novo colaborador tenha este documento, que caracteriza a dispensa de serviços militares; Programação de Férias: neste campo você pode informar para quando estão programadas as próximas férias do colaborador; Data Limite de Férias: selecione no calendário a data limite para que o colaborador receba suas férias; É horista?: marque esta opção se o colaborador for horista, ou seja, receberá somente por hora trabalhada; Recebe Vale Transporte?: marque esta opção caso o colaborador receba auxilio de vale transporte. Se a opção permanecer desmarcada, o sistema entenderá que o colaborador não recebe este auxílio.
Seção Documentos CPF/CNPJ, Título Eleitor, RG, PIS, CNH, Passaporte
CPF/CNPJ: digite o número de CPF ou CNPJ do novo colaborador. Digite somente número, sem símbolos; Título Eleitor: informe o número do título de eleitor do novo colaborador, sem informar símbolos ou espaços; RG: preencha o número do RG do novo colaborador, informando somente números; Órgão Expedidor (RG):informe qual o órgão expedidor do RG do colaborador; Data emissão: insira a data de emissão do colaborador; Número PIS: informe o número PIS do colaborador; Carteira de Habilitação: digite o número da CNH do novo colaborador, sem informar símbolos; Expiração Carteira de Habilitação: informe a data de vencimentos de carteira de habilitação do colaborador; Passaporte: caso o colaborador possua passaporte, informe seu número neste campo.
Seção Carteira de trabalho de previdência social (CTPS)
Número CTPS: informe o número CTPS do colaborador; Número de série CTPS: informe o número de série CTPS; Data de Emissão CTPS: informe a data de Emissão CTPS.
Seção Dados Familiares (Opcional)
Nome do Pai: informe o nome do pai do colaborador; Nome da Mãe: informe o nome da mãe do colaborador; Nome do Cônjuge: informe o nome do cônjuge do colaborador.
Seção Filhos
Nome: informe o nome do filho do colaborador; Sexo: informe o sexo do filho do colaborador; Data de nascimento: informe a data de nascimento do filho do colaborador. Por fim, clique em Incluir.
Seção Informações de Contato (Opcional)
E-mail: informe o e-mail para contato com o novo colaborador; Skype, MSN, Outros: informe o Skype, MSN ou outra ferramenta que o novo colaborador utiliza para contatos; Ramal: informe o ramal que o novo colaborador utilizará dentro da empresa; Telefone Residencial: preencha o telefone residencial em que o novo colaborador pode ser contatado. Não informe espaços nem símbolos, somente números; Telefone Empresarial: informe um telefone empresarial que pode ser utilizado para contatar o novo colaborador. Lembre-se de digitar somente números; Telefone Celular: informe o telefone celular para contato com o novo colaborador. Informe somente números, sem espaços nem símbolos.
Seção Endereço
Logradouro: informe o logradouro do colaborador; Número: informe o número da residência do colaborador; Complemento: informe o complemento da residência do colaborador, caso houver; Bairro: informe o bairro da residência do colaborador; CEP: digite o CEP do novo colaborador, sem símbolos ou espaços. O preenchimento deste campo irá automaticamente preencher as outras informações do endereço. Caso não sejam preenchidos todos os campos, você deverá informá-los; Código Município: informe o código município do colaborador; UF: selecione a UF do colaborador (estado); Código UF: informe o código do estado do colaborador; País: indique o país do colaborador.
Seção Dados Bancários (Opcional)
Banco: selecione o banco do colaborador; Número da Conta: informe o número da conta bancária; Agência: indique a agência bancária do colaborador. Por fim, clique em Incluir.
Seção Observações Gerais (Opcional)
Nesta seção você pode incluir observações sobre a admissão do novo colaborador. Você pode incluir todas as informações que julgar necessário.
Seção Experiências Curriculares (Opcional)
Empresa: informe o nome da empresa que o colaborador já trabalhou; Cargo: informe o cargo que esse colaborador teve na empresa; Localidade: informe a localidade dessa empresa; Atribuições: informe as atribuições que o colaborador possuía nesta empresa; Início: informe a data de início da atividade do colaborador nesta empresa; Fim: informe a data de fim da atividade do colaborador nesta empresa;} Por fim, clique em Incluir Experiência.
Seção Cursos e Formações (Opcional)
Instituição: informe em qual instituição o curso foi realizado; Tipo: informe qual foi o tipo de formação; Formação: descreva qual foi a formação do colaborador; Área de Estudo: informe qual área de estudo este curso de encaixe; Atividade Extracurriculares: informe se houve alguma atividade extracurricular neste curso; Nota: informe a nota que o colaborador obteve neste curso; Descrição: informe alguma descrição, se desejar; Início: informe a data de início do curso; Fim: informe a data de fim do curso; Por fim, clique em Incluir Curso.
Seção Competências e Especialidades (Opcional)
Descrição: descreva alguma competência ou especialidade que este colaborador possui; Por fim, clique em Incluir Competência.
Veja também o artigo Como cadastrar a Folha de Pagamento no ERP e saiba mais sobre este assunto.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!