Cadastrando novas Vendas através de planilha no Sistema ERP
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O Sistema ERP permite a transferência de informações de vendas provenientes de outros sistemas utilizando planilhas. Além disso, também é possível cadastrar novas vendas diretamente na plataforma, de forma prática e eficiente.
Pré-requisitos para utilizar a funcionalidade
Para que o processo de transferência ou cadastro de vendas seja realizado com sucesso, é fundamental que algumas informações estejam previamente cadastradas no ERP. Esses dados incluem, mas não se limitam a:
Configurações básicas da conta.
Sem esses dados pré-registrados, o sistema não será capaz de registrar corretamente as vendas, o que pode resultar em inconsistências.
Para isso acesse Menu Lateral Vendas e em seguida submenu Pedidos e Orçamentos
Na tela de listagens das Vendas, clique em Mais Ações e em seguida Importar via Excel
Então, será direcionado a tela de baixar a planilha do sistema, sendo assim, clique em Baixar Planilha modelo
Onde será baixado em sua máquina a planilha do Sistema ERP.
Então, será possível estar reenchendo as informações de suas vendas dentro da planilha
Código da Venda*: neste campo informe o código da venda a qual esta importando ou cadastrando dentro do Sistema ERP; Empresa Deposito Cliente (Padrão: CPF/CNPJ - Nome)*: a pessoa necessita estar pré cadastrada antes de baixar a planilha, para que ao informar o nome completo ou CPF/CNPJ a informação da venda seja vinculado a venda no sistema; Data da Venda: informe a data de competência de sua venda. Caso não for informada, a venda irá puxar a data que a planilha foi importada; Categoria: este campo é relacionado a categoria de venda, onde também necessita estar pré cadastrada no sistema antes de baixar a planilha, caso desejas que esta informação seja vinculada a sua venda selecione a categoria de venda pré cadastrada; Status do Sistema*: este campo será selecionado qual o status que essa venda será importada, seja Orçamento ou Pedido;
Código Pedido/Ordem Compra do Cliente: caso sua venda possua uma Ordem de compra gerada em outro sistema, preencha com a numeração. Se esta cadastrando uma nova venda através da planilha, deixe este campo vazio; Tabela de Preço: selecione a tabela de preço se possuir, é necessário que a mesma esteja pré cadastrada antes de baixar a planilha. Onde, se desejas que sua venda possua um preço diferente do cadastro do seu produto, selecione a tabela de preço Validade Venda: informe a validade de sua venda, se possuir essa informação, caso contrário deixe vazio; Número NF-e/NFS-e/NFC-e/CF-e: informe o numero do documento fiscal emitido através de outra plataforma. Se não possuir essa informação, deixe o campo vazio; Data de Faturamento: este campos só será informado se a venda já foi faturada em outra plataforma. Novas vendas devem se manter sem nenhuma informação preenchida neste campo; Frete pago pelo cliente: selecione Sim caso o frete será pago pelo seu cliente, caso não seja selecione NÃO; Vendedor: selecione o vendedor pré cadastrado no sistema, para que seja vinculado a venda para controle de comissão;
Observações: preencha com as observações de sua venda, se possui; Nome do Produto*: informe o nome do produto ; Código do Produto*: informe o código do produto (SKU) ; Quantidade: informe a quantidade que esta sendo vendida do produto informado; Número de Série (separe por vírgulas caso houver mais de um): informe os números de série de acordo com o que possui vinculado ao estoque de seu produto; Lote Validade do Lote: informe o lote de acordo com o que possui vinculado ao estoque de seu produto;
Importante destacar que nos campos destacados em vermelho na planilha, são relacionados aos produtos da venda. Onde, poderá estar informando o nome do produto tal e qual está pré cadastrado ou então o Código do produto (SKU) que está pré cadastrado na plataforma.
Preço Venda (R$) Unitário: informe o valor de venda unitário do item; Desconto (R$) Unitário: caso o produto possua desconto, informe qual o valor de desconto unitário; Frete (R$) do Item: se a venda possuir frente ou somente este item, informe o valor do frete do produto; Comissão (%): informe o valor de comissão se o campo de Vendedor estiver preenchido; Forma de Pagamento: selecione qual a forma de pagamento a ser vinculada a esta venda; Data da Transação: informe a data do pagamento, caso a venda estiver sido paga; Valor Pagamento: informe qual o valor total do produto, ou seja, o valor do preço de venda unitário;
Credenciadora: selecione a credenciadora pré cadastrada no sistema, caso sua venda possuir a forma de pagamento Cartão de Crédito ou Cartão de Débito; CV_NSU / Nº Duplicata: informe o CV gerado pela credenciadora; Bandeira Cartão: selecione qual a bandeira de cartão; Terminal Pagamento: caso sua loja possui a numeração de terminal de credenciadora, informa qual o terminal da venda;
Quando uma venda possuir mais de um produto, eles deverão ser listados uma abaixo do outro com o mesmo código de venda e demais campos preenchidos da mesma forma. Mudando apenas as informações dos campos relacionados aos produtos;
Não é possível importar vendas com o Status de Faturado;
O nome da planilha não poderá ser alterado, campos não poderão ser desbloqueados;
Não é possível importar planilhas de outro sistema, devido que o sistema verifica o ID e propriedades da planilha para que ela seja importada com sucesso;
Preenchida as informações da planilha, salve as alterações
Retorne ao Sistema ERP, e clique em Buscar planilha em meu Computador
Nesta tela podemos visualizar que o sistema permite estar cadastrando as informações através da planilha, que são elas:
Clientes, acompanhados de CNPJ/CPF + Nome completo
Produtos, acompanhando pelo Código do produto (SKU)
É muito importante que, ao destacar esses campos, os dados do cliente e planilha precisam obrigatoriamente estrem preenchidos corretamente da seguinte forma
Caso as informações de Cliente e Produto já estão pré cadastradas, basta apenas ou informar o CNPJ/CPF ou nome completo da Pessoa. E para o Produto basta informar o nome do produto ou SKU preenchidos no sistema.
Feito isso, basta importar a planilha, para que os dados presentes nela sejam cadastrados.
Assim, ao acessar Menu Lateral Vendas e em seguida Pedidos e Orçamentos, será possível visualizar a Venda que foi importada através da planilha Excel
A Origem da Venda irá mostrar que foi através de planilha seu cadastro, onde com o Status de Orçamento e Pedido, é possível estar faturando para movimentação de Estoque e Financeiro no Sistema RP, criando assim vinculo com as ferramentas e gerando o registro das transações.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!