Como Cancelar Pedidos no Sistema ERP

Um dos fatores comuns para empresas que realizam venda de produtos e prestação de serviço é o cancelamento dessas operações. O cancelamento de venda pode ocorrer devido a desistência de compra, troca de mercadoria e até mesmo por um dano no produto. Com isso, os produtos informados na venda retornam ao estoque e o lançamento financeiro da venda é deletado, caso não tenha ocorrido pagamento. Portanto, neste artigo ensinamos a você como cancelar um pedido gerado no ERP.

Fique atento! Caso você seja usuário do sistema, verifique com o administrador da licença ou com o responsável por gerenciar usuários, se você está habilitado para realizar esta ação.

Para para ser possível realizar o cancelamento, a venda já precisa estar cadastrada no seu sistema. Uma informação importante é que somente será possível cancelar a venda quando ela já estiver faturada, ou seja, quando já ocorreu baixa no estoque e/ou gerou o lançamento financeiro. Caso tenha registrado em seu sistema apenas um orçamento ou pedido, somente é necessário realizar a exclusão deste registro. Se você apenas deseja excluir, acompanhe este artigo Como excluir Pedidos e/ou Orçamentos no ERP.

Importante! Este cancelamento será de vendas realizados através de Orçamentos e Pedidos. Para cancelar vendas realizadas através do PDV, é necessário realizar a devolução de mercadoria. Para saber mais, clique aqui.

Agora, para de fato cancelar o pedido, acesse o menu lateral Vendas, submenu Pedidos e Orçamentos.

Neste momento, selecione seu Pedido Faturado e clique em Editar.

Agora, na tela de edição do pedido, clique em Mais Ações e selecione a opção Cancelar Pedido.

Em seguida, será apresentada a seguinte mensagem:

Fique atento!

  • Caso esta venda em questão já esteja paga/quitada, os lançamentos financeiros correspondentes permanecerão registrados no sistema. Portanto, se sua empresa realizou o estorno do valor pago ao cliente, será necessário que você ou algum responsável realize a exclusão do pagamento e lançamento financeiro. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

  • Se você gerou boletos bancários para o pagamento desta venda e já tenha encaminhado a remessa deles ao banco, ao cancelar a venda, estes boletos não serão cancelados. Portanto, esse procedimento deverá ser realizado manualmente. Você deverá cancelar o boleto e excluir o lançamento financeiro. Para isso, acompanhe os artigos: Como cancelar Boletos Bancários no ERP e Como excluir Lançamentos Financeiros no ERP.

  • Por fim, todos os produtos que foram informados na venda retornarão para o depósito. Ou seja, quando ocorreu a venda, houve uma saída de saldo desses produtos. Mas agora, ao cancelar, será gerada uma entrada de mercadorias novamente ao estoque.

Depois de ler atentamente as informações, clique em OK.

Dessa forma, você será direcionado para a tela de listagem de vendas, onde neste momento encontrará seu pedido com o status Pedido Cancelado.

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

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