Como gerar Vendas do tipo Representação no Sistema ERP
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Com o Sistema ERP será possível realizar uma venda na modalidade Venda Tipo Representação. Este tipo de venda ocorrerá no sistema quando você estiver representando outra empresa, ou seja, não são os seus produtos ou serviços que estão sendo vendidos. Geralmente, esta função será exercida pelo representante comercial.
Antes de realizar uma venda com o tipo representação, você poderá configurar a comissão que ganhará na venda representada do produto. Há duas formas para você definir a comissão: diretamente no cadastro do produto, ou então na tabela de preço.
Acesse o menu lateral Cadastros, submenu Produtos e edite o produto que deseja configurar a comissão. Em seguida, na seção Custos e Precificação, informe no campo Comissão Representação a porcentagem que você receberá na venda do produto. Por fim, clique em Salvar.
Acesse o menu lateral Estoque, submenu Tabelas de Preços, onde você poderá editar uma tabela já existente ou então, criar uma nova tabela clicando em Novo. Na tela de edição da tabela de preço, busque pelo produto desejado, e defina a comissão no campo Comissão Representação (%).
Depois de configurada a comissão da representação, você poderá realizar este tipo de venda no sistema, acessando o menu lateral Vendas, submenu Novo Pedido.
A seguir, você será direcionado para a tela de Cadastro de Pedidos e Orçamentos, onde poderá preencher os campos de Cliente, Empresa, Tabela de Preços, Depósito. Já no campo Origem da Venda, será necessário selecionar a opção Venda Tipo Representação, conforme imagem abaixo.
Em seguida, adicione os produtos que deseja realizar a venda, então o sistema exibirá os seguintes campos:
Item: neste campo será informado o código e nome do produto vendido; Quantidade: neste campo é possível realizar a edição da quantidade estabelecida; Valor: o sistema informa o valor que foi adicionado para este produto no momento em que o mesmo foi cadastrado no sistema ou na tabela de preço, caso seja necessário, é possível editá-lo; Frete R$: informe o valor de frete para este produto, se houver; Total: a soma total dos valores referentes aos itens adicionados.
Depois disso, clicando sobre o ícone de Expandir, o sistema disponibilizará outros campos que poderão ser preenchidos. Nesse momento, você terá os campos de Comissão, portanto, informe tanto a sua comissão quanto do seu vendedor.
Comissão Vendedor: informe a comissão do seu vendedor. O valor será calculado com base no valor da comissão da representada e a alíquota da comissão do vendedor. Ou seja, não será considerado o valor total da venda, mas sim o valor total da comissão da representada; Comissão Representada: com este campo preenchido, o valor será calculado com base no valor total da venda e a alíquota da comissão da representada. O valor da comissão da representada será equivalente ao valor de faturamento do pedido;
Os campos Total Comissão Vendedor (R$) e Total Comissão Representada (R$)serão preenchidos automaticamente pelo o sistema, após informados os campos das comissões manualmente no momento da venda, ou então, ao cadastrá-los no cadastro do produto ou tabela de preço.
Após o preenchimento das informações, salve o seu documento. Clicando em Salvar, o sistema fará o registro de todas as informações. Agora, clique no botão Mais Ações. Nessa etapa, o sistema exibirá outras opções que poderão ser aplicadas ao seu pedido. E clicando na alternativa Aprovar Pedido, seu pedido será faturado.
O procedimento de faturamento é padrão do sistema. Porém, a venda tipo representação não irá movimentar o estoque. Siga o artigo: Como aprovar Orçamentos, Faturar Pedidos e Emitir NF-e no Sistema ERP e saiba mais sobre este assunto.
Além disso, no financeiro não será lançado o valor total da venda, mas sim, será lançado o valor das comissões. A comissão da representada será uma receita (valor que você receberá da empresa representada) e a comissão do vendedor será uma despesa (valor que você pagará ao seu vendedor).