Como realizar as Operações do PDV no Sistema ERP
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O PDV do ERP é um recurso do sistema responsável por fechar as vendas e tornar a atividade comercial mais eficaz. A partir dessa ferramenta, é possível selecionar o item que será vendido, verificar o preço, selecionar a forma de pagamento e, finalmente, concretizar a venda. Além dessas operações, ainda será possível realizar a Abertura de Caixa, Retirada (Sangria de Caixa), Reforço e Devolução de mercadoria.
Para isso, acesse o menu lateral Vendas, submenu Operações do PDV.
Por padrão, o sistema exibirá as seguintes operações.
Abrir meu Caixa: esta funcionalidade será muito útil ao iniciar um turno de trabalho e permitirá o registro do valor inicial, naquele momento. É necessário que o caixa esteja aberto para que você possa realizar as suas vendas no PDV; Reforçar Caixa: no decorrer do turno, pode acontecer do PDV necessitar de um reforço de caixa, que é o acréscimo de dinheiro, onde geralmente é utilizado para auxiliar no troco; Retirada: é a retirada de dinheiro do caixa quando não era previsto, quando não estava programado. O mais comum é que todo o dinheiro seja retirado e seja contabilizado apenas após o caixa ser encerrado. Entretanto, em alguns casos, é necessário retirar antes, chamamos isso de sangria; Devolução de mercadoria: no varejo, as lojas costumam permitir que o comprador devolva ou troque sua mercadoria, ainda que ela não tenha nenhum defeito ou avaria. Nesse caso, o estabelecimento oferece um "vale crédito”, para satisfazer o cliente e manter uma boa relação. O estabelecimento também será obrigado a realizar a troca quando o produto apresenta vícios ou problemas. O mesmo ocorre, no caso de haver divergências entre o conteúdo real do produto e o que está escrito na embalagem ou na mensagem publicitária; Saldo em Caixa: o sistema lhe apresentará uma listagem com os saldos e totais de todas as operações realizadas em seu caixa.
Para iniciar seu expediente, primeiramente faça a abertura do seu caixa.
Após clicar sobre esta opção, o sistema disponibilizará a tela de Abertura de Caixa, onde será possível informar o valor que dará início às suas vendas.
Com os campos abaixo, o usuário dará início a abertura do seu caixa:
Caixa: este campo será preenchido automaticamente, de acordo com login do usuário (o e-mail utilizado pelo usuário no sistema); Empresa: selecione a empresa que é a responsável pela abertura do caixa.
Depois disso, clique no botão Adicionar saldo inicial e selecione dentre as opções, qual a modalidade de pagamento será feito a entrada no seu caixa e informe o valor. Você poderá adicionar mais de uma forma de pagamento e aplicar para cada uma delas os valores que desejar. Caso queira excluir a informação indesejada, clique sobre o ícone de X.
Salvar: o sistema fará o registro do saldo inicial e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV, com as seguintes opções: Fechar meu Caixa, Reforçar Caixa, Retirada e Devolução de mercadoria. Nesta etapa, a opção abrir meu caixa não estará disponível, pois você acabou de realizar a abertura do seu caixa para o início das suas vendas; Salvar e Ir ao PDV: o sistema fará o registro do valor de abertura do caixa e fará o redirecionamento para o seu PDV.
Atenção! Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, com esta ação as suas informações não serão registradas no lançamento financeiro do sistema.
Depois disso, teremos a opção Reforçar Caixa, que consiste em incluir um determinado valor no seu caixa, sempre que necessário.