Como realizar as Operações do PDV no Sistema ERP
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O PDV do ERP é um recurso do sistema responsável por fechar as vendas e tornar a atividade comercial mais eficaz. A partir dessa ferramenta, é possível selecionar o item que será vendido, verificar o preço, selecionar a forma de pagamento e, finalmente, concretizar a venda. Além dessas operações, ainda será possível realizar a Abertura de Caixa, Retirada (Sangria de Caixa), Reforço e Devolução de mercadoria.
Para isso, acesse o menu lateral Vendas, submenu Operações do PDV.
Por padrão, o sistema exibirá as seguintes operações.
Abrir meu Caixa: esta funcionalidade será muito útil ao iniciar um turno de trabalho e permitirá o registro do valor inicial, naquele momento. É necessário que o caixa esteja aberto para que você possa realizar as suas vendas no PDV; Reforçar Caixa: no decorrer do turno, pode acontecer do PDV necessitar de um reforço de caixa, que é o acréscimo de dinheiro, onde geralmente é utilizado para auxiliar no troco; Retirada: é a retirada de dinheiro do caixa quando não era previsto, quando não estava programado. O mais comum é que todo o dinheiro seja retirado e seja contabilizado apenas após o caixa ser encerrado. Entretanto, em alguns casos, é necessário retirar antes, chamamos isso de sangria; Devolução de mercadoria: no varejo, as lojas costumam permitir que o comprador devolva ou troque sua mercadoria, ainda que ela não tenha nenhum defeito ou avaria. Nesse caso, o estabelecimento oferece um "vale crédito”, para satisfazer o cliente e manter uma boa relação. O estabelecimento também será obrigado a realizar a troca quando o produto apresenta vícios ou problemas. O mesmo ocorre, no caso de haver divergências entre o conteúdo real do produto e o que está escrito na embalagem ou na mensagem publicitária; Saldo em Caixa: o sistema lhe apresentará uma listagem com os saldos e totais de todas as operações realizadas em seu caixa.
Para iniciar seu expediente, primeiramente faça a abertura do seu caixa.
Após clicar sobre esta opção, o sistema disponibilizará a tela de Abertura de Caixa, onde será possível informar o valor que dará início às suas vendas.
Com os campos abaixo, o usuário dará início a abertura do seu caixa:
Caixa: este campo será preenchido automaticamente, de acordo com login do usuário (o e-mail utilizado pelo usuário no sistema); Empresa: selecione a empresa que é a responsável pela abertura do caixa.
Depois disso, clique no botão Adicionar saldo inicial e selecione dentre as opções, qual a modalidade de pagamento será feito a entrada no seu caixa e informe o valor. Você poderá adicionar mais de uma forma de pagamento e aplicar para cada uma delas os valores que desejar. Caso queira excluir a informação indesejada, clique sobre o ícone de X.
Salvar: o sistema fará o registro do saldo inicial e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV, com as seguintes opções: Fechar meu Caixa, Reforçar Caixa, Retirada e Devolução de mercadoria. Nesta etapa, a opção abrir meu caixa não estará disponível, pois você acabou de realizar a abertura do seu caixa para o início das suas vendas; Salvar e Ir ao PDV: o sistema fará o registro do valor de abertura do caixa e fará o redirecionamento para o seu PDV.
Atenção! Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, com esta ação as suas informações não serão registradas no lançamento financeiro do sistema.
Depois disso, teremos a opção Reforçar Caixa, que consiste em incluir um determinado valor no seu caixa, sempre que necessário.
Após clicar sobre esta opção, o sistema disponibilizará a tela Reforçar Caixa.
Para realizar o Reforço do seu caixa corretamente, alguns campos estarão disponíveis para serem preenchidos. São eles:
Caixa: selecione pelo nome do vendedor, o caixa que estará recebendo este reforço; Empresa: informe a empresa que será responsável por esta operação; Motivo: escreva uma justificativa, a qual levou você adicionar este valor no caixa. Esta informação poderá ser importante no momento em que o administrador for fazer o gerenciamento das informações; Em Caixa: o sistema informará o valor em reais que está disponível no caixa, até aquele momento.
Agora, utilize o botão Adicionar pagamento para adicionar outras formas de pagamento ao reforço do seu caixa. No campo Valor, digite o valor desejado. Se for necessário aplicar mais formas de pagamento e aplicar mais valores para reforçar o seu caixa, clique no botão Adicionar Pagamento. Para excluir a informação indesejada, clique no ícone de X.
Após o preenchimento das informações, clique em Salvar. Feito isso, duas opções estarão disponíveis: Salvar e Salvar e ir ao PDV.
Salvar: o sistema fará o registro do reforço e emitirá uma mensagem de confirmação (Reforço realizado com sucesso) e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV; Salvar e ir ao PDV: a sua operação será salva e o sistema fará o redirecionamento para o seu PDV.
Atenção! Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, com esta ação as suas informações não serão registradas no lançamento financeiro do sistema.
A sangria de caixa ocorre quando acontece a retirada de um valor do caixa que não havia sido programada. Isso poderá ser feito para evitar altos valores no caixa, uma medida utilizada por diversos estabelecimentos para escapar de possíveis assaltos. Além disso, esse procedimento também é utilizado para realizar a contabilização do fluxo de caixa, já que o dinheiro retirado pode ser comparado com os relatórios que os operadores irão fornecer posteriormente. Assim, caso haja divergências, as informações serão identificadas com facilidade.
Clicando sobre esta opção, o sistema disponibilizará a tela Retirada.
Para realizar a Retirada (Sangria de Caixa) corretamente, alguns campos estarão disponíveis para serem preenchidos. São eles:
Caixa: informe o caixa responsável pela operação; Empresa: informe a empresa que será responsável por esta operação; Motivo: escreva uma justificativa, a qual levou você retirar este valor. Esta informação poderá ser importante, no momento em que o administrador for fazer o gerenciamento das informações; Em Caixa: o sistema informará o valor em reais que está disponível no seu caixa;
Agora, você pode fazer uma retirada para suprir as necessidades e contratempos da empresa. Para isso, utilize a opção Adicionar pagamento e escolha uma forma de pagamento. No campo Valor, digite o valor desejado. Se for necessário aplicar mais formas de pagamento e aplicar mais valores para fazer a sangria do seu caixa, clique no botão Adicionar Pagamento. Para excluir a informação indesejada, clique no ícone de X.
Após o preenchimento das informações, clique em Salvar. Feito isso, duas opções estarão disponíveis: Salvar e Salvar e ir ao PDV.
Salvar: o sistema fará o registro da retirada e emitirá uma mensagem de confirmação (Retirada realizada com sucesso) e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV; Salvar e ir ao PDV: a sua operação será salva e o sistema fará o redirecionamento para o seu PDV. Com a tela do seu PDV disponível, você pode continuar processando as suas vendas.
Atenção! Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, com esta ação as suas informações não serão registradas no lançamento financeiro do sistema.
A devolução irá ocorrer quando o cliente desistir de uma compra/venda que já foi efetuada. Nestes casos, o valor da venda será estornado para o cliente ou gerado um Vale Crédito e os produtos adquiridos retornarão ao estoque.
Clicando sobre esta opção, o sistema disponibilizará a tela Devolução de Mercadorias.
Para realizar a Devolução de uma mercadoria corretamente, alguns campos estarão disponíveis para serem preenchidos. São eles:
Caixa: informe o caixa responsável pela devolução; Empresa: informe a empresa que será responsável por esta operação; Número NFC-e ou Código Venda: neste campo você pode definir se o sistema fará a busca da mercadoria pelo Número NFC-e ou Código Venda. Selecione uma das opções e informe o número de acordo com a opção escolhida. Ao informar o número ou código, automaticamente será listado ao lado os respectivos produtos; Em Caixa: o sistema informará o valor que está disponível no caixa, até aquele momento; Cliente: o sistema informará o nome do cliente para quem a venda foi realizada; Mercadorias: neste campo serão informados todos os dados de produtos que foram vendidos. No campo Quantidade, informe a quantidade que será devolvida e selecione o Status do Produto (motivo da devolução), se desejar; Pagamentos: a seguir, será necessário excluir a Forma de pagamento que já está vinculada com aquela venda. Para isso, clique no ícone de X. Depois disso, clique em Adicionar pagamento e selecione a opção que será devolvida ao cliente. Cancelar Venda: clique neste botão caso queira fazer o cancelamento desta venda;
Após o preenchimento das informações, clique em Salvar. Feito isso, duas opções estarão disponíveis: Salvar e Salvar e ir ao PDV.
Salvar: o sistema fará o registro da retirada e emitirá uma mensagem de confirmação (Devolução realizada com sucesso) e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV; Salvar e ir ao PDV: a sua operação será salva e o sistema fará o redirecionamento para o seu PDV. Com a tela do seu PDV disponível, você pode continuar processando as suas vendas.
Atenção! Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, com esta ação as suas informações não serão registradas no sistema.
Acesse também nosso artigo sobre Devolução de mercadoria para mais explicações.
Nesta opção você poderá visualizar os saldos e totais do seu caixa de acordo com todas as operações realizadas.
Agora, o sistema disponibilizará os valores de cada operação do seu caixa.
Ver Detalhes: ao clicar nesta opção, o sistema realizará o download do relatório do fechamento de caixa; Voltar: ao clicar nesta opção o sistema voltará para a tela com as demais operações.
Caso o caixa esteja aberto, o sistema oferece a opção de realizar o fechamento de caixa. Para isso, basta clicar na opção Fechar meu Caixa.
Agora, o sistema disponibilizará a tela de Fechamento de Caixa.
No topo desta tela, será informado o dia e hora em o seu caixa está sendo fechado. Logo após, é destacado o Saldo na Abertura, Saldo em Vendas, Saldo Crediário, Total Reforçado, Total Sangrado, Total de Devoluções. No campo Saldo em Vendas, o sistema disponibilizará a opção Ver Vendas, onde informa detalhadamente os valores de venda de acordo com a forma de pagamento. Logo abaixo, o sistema informará o Saldo em Caixa até aquele momento. E ainda, ao clicar em Imprimir, será possível realizar a impressão do Demonstrativo de Fechamento de Caixa.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!