Como realizar Devolução de Mercadoria e emitir a Nota de Devolução no Sistema ERP

Não é novidade que por diferentes motivos, um cliente pode desejar devolver uma mercadoria adquirida. Com a realização da devolução de mercadoria, o produto devolvido retorna para o depósito, e pode gerar o registro do lançamento financeiro, dependendo da forma de pagamento informada na devolução.

Aprenda como realizar devolução de mercadoria no ERP.

Para realizar devolução no ERP, acesse o menu lateral Vendas, submenu Devoluções.

Se abrirá uma tela onde são exibidas todas as devoluções já realizadas na sua licença.

Clicando em nova, você será direcionado à tela Operações PDV.

Nessa tela, são carregadas automaticamente algumas informações, são elas:

O e-mail de quem está operando o caixa, nesse caso é exibido o valor disponível no caixa no momento dessa operação. A empresa onde foi feita a venda (selecione uma das empresas cadastradas em sua licença).

Defina qual informação irá preencher para a busca, se será o Número da NFC-e ou o Código da Venda. Nesse caso, eu optei por informar o código da venda.

Uma vez que seja preenchida uma dessas informações, o sistema já carregará o nome do cliente (se foi informado no momento da venda), as mercadorias e a forma de pagamento.

Outra questão importante a ser observada é que o recurso de devolução de mercadoria permite o lançamento de uma despesa de frete atrelada à devolução. Caso seja necessário, ative o botão de frete e inclua essa informação nesta tela.

Em seguida, informe a quantidade de produtos a ser devolvida pelo cliente, e também selecione a forma de pagamento que será utilizada nesta devolução.

Na seguinte etapa, selecione uma das opções: Salvar ou Salvar e ir a Devoluções.

Agora, veja que a venda já consta na listagem de devoluções. Selecionando o checkbox ao lado do código da venda, surgem 3 novas opções: Visualizar Venda, Emitir NFe Devolução e Cancelar Seleção.

Clicando em Emitir NFe Devolução, você será direcionado à tela de Nova NF-e. Note que as informações da sua empresa, da venda devolvida e do cliente já são carregadas automaticamente. É importante destacar aqui que as grandes mudanças, sendo elas:

  • Campo Tipo de Operação: será Entrada;

  • Campo Finalidade da Operação: será Devolução de Mercadoria;

  • Campo Natureza da Operação: será de Devolução de Mercadoria;

  • CFOP nos produtos: na aba Produtos, verifique se as tributações e CFOP estão informados corretamente.

Alerta ERP! Para que não haja nenhuma inconsistência nos dados de emissão desta nota, é imprescindível informar a chave de acesso da NF-e referenciada. Para isso, clique na aba Docs. referenciados, selecione o Tipo de documento Referenciado e adicione a Chave de Acesso da NF-e Referenciada. Lembre-se, a chave de acesso precisa conter 44 caracteres. Informe apenas os números.

Com isso, será possível pré-visualizar a nota e, se tudo estiver correto, é só clicar em Emitir NF-e.

Mas quem pode realizar devoluções?

Por padrão, o sistema irá habilitar automaticamente a permissão de Devoluções para os usuários que já possuíam a permissão de Operações do PDV ativa. Para verificar essa informação, acesse o menu lateral Configurações, submenu Usuários, selecione o usuário ao qual você deseja visualizar e clique em Editar. Na aba de Permissões, busque por PDV Frente de Caixa e verifique se a opção Operações do PDV está marcada.

A partir de agora, a permissão para uso do recurso de devolução de mercadorias constará no módulo de Vendas, por isso fique atento para que essa permissão esteja ativa.

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

Last updated