Como realizar devoluções de mercadorias no PDV?
Last updated
Last updated
A devolução irá ocorrer quando o cliente desistir de uma compra/venda que já foi efetuada através do PDV. Nestes casos, o valor da venda será estornado para o cliente ou gerado um Vale Crédito e os produtos adquiridos retornarão ao estoque.
Para realizar as devoluções, você vai acessar o menu lateral Vendas, e submenu, Operação do PDV;
Após acessar as operações do PDV, estará disponível a você como padrão do sistema, 5 menus, sendo eles:
Devolução de mercadorias:
Clicando sobre esta opção, o sistema disponibilizará a tela Devolução de Mercadorias.
Para realizar a devolução de uma mercadoria corretamente, alguns campos estarão disponíveis para serem preenchidos. São eles:
Caixa: informe o caixa responsável pela devolução, o caixa sempre estará com o e-mail dos vendedores.
Empresa: informe a empresa que será responsável por esta operação;
Número NFC-e ou Código Venda: neste campo você pode definir se o sistema fará a busca da mercadoria pelo Número NFC-e ou Código Venda. Selecione uma das opções e informe o número de acordo com a opção escolhida. Ao informar o número ou código, automaticamente será listado ao lado os respectivos produtos;
Em Caixa: o sistema informará o valor que está disponível no caixa, até aquele momento;
Cliente: o sistema informará o nome do cliente para quem a venda foi realizada;
Mercadorias: neste campo serão informados todos os dados de produtos que foram vendidos. No campo Quantidade, informe a quantidade que será devolvida e selecione o Status do Produto (motivo da devolução), se desejar;
Pagamentos: a seguir, será necessário excluir a Forma de pagamento que já está vinculada com aquela venda. Para isso, clique no ícone de X. Depois disso, clique em Adicionar pagamento e selecione a opção que será devolvida ao cliente.
Cancelar Venda: clique neste botão caso queira fazer o cancelamento desta venda;
Após o preenchimento das informações, clique em Salvar. Feito isso, duas opções estarão disponíveis: Salvar e Salvar e ir ao PDV.
Salvar: o sistema fará o registro da retirada e emitirá uma mensagem de confirmação (Devolução realizada com sucesso) e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV;
Salvar e ir ao PDV: a sua operação será salva e o sistema fará o redirecionamento para o seu PDV. Com a tela do seu PDV disponível, você pode continuar processando as suas vendas.
Atenção:
Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, com esta ação as suas informações não serão registradas no sistema.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!