Como enviar Pedidos através dos Correios no Sistema ERP
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A pré postagem dos Correios é um dos primeiros passos a serem realizados para que o envio das mercadorias vendidas sejam entregues por esse portal. Mas para que isso de fato aconteça, você deve ter um contrato ativo junto aos Correios e configurar todos os dados de integração no seu sistema. Caso você ainda não tenha realizado este procedimento, siga este artigo:
Depois de informar os dados de seu contrato no sistema, será possível enviar seus pedidos através do SIGEP Web.
Para isso, você deve cadastrar um um novo pedido e utilizar a seção Informações sobre a Entrega. Esta seção confirma o endereço para iniciar a configuração de envio através do SIGEP Web.
Para fazer a configuração de envio via SIGEP WEB, acesse o menu lateral Vendas submenu Novo Pedido.
Na próxima tela, preencha os dados da sua venda, informando os campos de Cliente, Empresa, Depósito, Produtos e demais dados que achar necessários.
Feito isso, acesse a seção Informações sobre a Entrega, e verifique se o endereço do cliente foi informado corretamente.
Ainda nesta tela, no campo Meio de Envio, selecione a opção Correios. Assim, automaticamente será liberado o botão Configurar Envio - SIGEP, o qual você deverá clicar.
A seguir, você será direcionado para tela de Pré Postagem de Pedidos e terá a confirmação dos dados inseridos anteriormente.
Na mesma tela, você verá a seção Produtos da Venda. Nela, você deverá escolher como os produtos serão enviados.
Existem duas opções disponíveis:
Separar todos: quando cada unidade do produto for enviada em um volume diferenciado, você irá marcar os produtos na primeira coluna e depois marcar esta opção. O sistema entenderá que cada unidade do produto é um volume a ser transportado; Agrupar todos: esta opção deverá ser marcada quando todos os produtos serão enviados em um único volume. Marque os produtos na primeira coluna e depois clique nesta opção;
Depois de selecionada uma destas opções, aparecerá outra seção que é Objetos Postais.
Nesta seção, você deve escolher qual será o serviço utilizado para envio dos itens. Vale lembrar que só serão liberados os serviços disponíveis em seu contrato.
Ao selecionar o serviço, você verá um ícone vermelho negativo informando que o serviço não está disponível, já o ícone verde positivo informa que está o mesmo está disponível e você poderá prosseguir.
Ao clicar no botão de Expandir, é possível acessar os dados dos parâmetros do produto e a checkbox de serviços adicionais contratados, que são Contratar Seguro, Contratar Mão Própria e Contratar Aviso de Recebimento.
Depois de verificar todos os campos, você pode clicar na opção Calcular Frete e, então, o sistema apresentará o valor do frete e o prazo para entrega dos itens.
Para finalizar, clique em Salvar. Agora, você será direcionado a tela da venda, onde deverá realizar seu faturamento.
Importante: caso o sistema apresente um serviço como indisponível, você pode solicitar sua liberação junto ao Correio. Depois de liberado o serviço, você deve atualizar a sua lista de serviço, clicando em Atualizar Serviços.
Para acessar a tela de postagem, acesse o menu lateral Expedição, submenu Postagem Venda - SIGEP.
A seguir, será possível visualizar os produtos cadastrados anteriormente na Pré-Postagem de Pedidos.
Se for necessário editar informações de algum pedido, basta selecioná-lo e clicar no ícone de lápis.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!
O próximo passo é realizar uma Nova Pré Lista de Postagem (PLP). Para saber mais sobre esse procedimento, acesse o artigo: