Como gerar o Relatório ABC Venda Produtos no Sistema ERP
Last updated
Last updated
O relatório ABC Vendas Produtos, serve para atribuir graus de importância aos produtos da sua empresa. Este relatório foi adaptado para o ambiente empresarial e tornou-se um recurso importante para uma melhor gestão de estoque e controle logístico.
Ele foi criado baseando-se no argumento de que, apenas uma pequena parte dos produtos que você oferece na sua empresa é responsável pela maior parte do faturamento. Trata-se então de uma classificação estatística de materiais, em que se considera a importância dos produtos, baseada nas suas quantidades e no seu valor.
Com esses dados em mãos, o gestor pode evitar erros comuns, como ter poucas unidades no estoque de um produto muito vendido e com muitas unidades em estoque de um produto que não vende tão bem.
Para utilizá-lo, basta você acessar o menu lateral Relatórios, submenu Vendas e clicar em ABC Vendas Produtos.
Agora, você poderá utilizar os filtros para realizar uma busca mais rápida e específica.
Empresa: você poderá filtrar pela empresa que deseja visualizar os produtos; Filtrar Por: você poderá selecionar por qual data deseja filtrar; Origem do Custo: você poderá selecionar qual o valor de custo que o sistema deverá levar em conta; Período: selecione o período de data desejado para realizar a busca. Caso selecione a opção Personalizado utilize os campos de Data Inicial e Data Final para definir o período; Data Inicial: defina uma data para iniciar a busca de acordo com aquele período; Data Final: defina uma data para finalizar o período da busca; Categoria: você poderá buscar pela categoria do produto.
Agora clique em Aplicar Filtros para que seja realizada a busca. Caso deseje excluir as configurações aplicadas, basta clicar em Limpar Filtros.
Após isso, o sistema lhe apresentará a listagem dos produtos encontrados de acordo com os filtros aplicados.
Total: o sistema apresentará o valor total do custo dos produtos; Nome Produto: o sistema apresentará o nome do produto; Código: o sistema apresentará o código do produto; Saldo Estoque: o sistema apresentará a quantidade que o produto possui em cada depósito; Consumo: o sistema apresentará a quantidade do produto que foi vendida no período selecionado; Custo Unitário: o sistema apresentará o valor do custo do produto; Custo Total: o sistema apresentará o valor de custo total com base no consumo e no custo unitário; %: o sistema apresentará a porcentagem de venda deste produto no período selecionado; Classe: o sistema apresentará em qual classe o produto se encaixa.
Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas.
Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas.
Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas.
Os produtos da Classe A são os mais vendidos, por isso nunca os deixe faltar no estoque da sua empresa. Monitorar constantemente como está o saldo de estoque destes produtos e planejar a compra com bastante antecedência, é essencial para sua empresa.
Você poderá também realizar o download deste relatório, basta clicar no ícone Exportar para PDF ou Exportar para Excel no canto superior direito da tela.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!