Como gerar Relatório de Precificação no Sistema ERP
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O sistema disponibilizará este relatório para que você possa definir um valor quantificável para as vendas dos seus produtos ou serviços. Com as informações descritas, fica mais fácil estabelecer quanto o seu cliente deverá pagar para obter o item ou contratar um serviço que você oferece.
Este relatório irá utilizar os dados do custo e precificação de um produto. Então, talvez seja necessário editar um produto já cadastrado no sistema, para completar as informações contidas nesses campos. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Produtos.
Logo, será exibida a listagem de todos os seus produtos registrados. Selecione o produto que deseja alterar e clique no ícone de Lápis para editar.
Na tela Cadastro de Produtos, busque a seção Custos e Precificação. Para gerar um relatório completo você pode informar os campos sugeridos nesta seção.
Após, finalizar a edição destes dados, clique em Salvar.
Agora acesse o menu lateral Relatórios, submenu Vendas e clique em Precificação.
Nesta etapa, você será direcionado para a tela Relatório de Precificação de Produtos, onde será possível efetuar uma busca precisa utilizando os Filtros do Relatório.
Empresa: selecione uma empresa para sua busca; Produto: selecione uma mercadoria; Gênero: selecione o gênero do produto; Tipo de Estoque: a opção que você vai selecionar neste campo, se refere a unidade de medida cadastrada no produto; Filtros Período: selecione dentre as opções um período para a sua pesquisa; Data Inicial e Final: se você selecionar o campo Filtros Período como Personalizado, será possível definir uma data para iniciar e finalizar a sua busca; Ordenar Por: selecione uma das opções disponíveis (Código do Produto, Nome do Produto, Markup, Maior Prejuízo, Maior Lucro).
Com o preenchimento do campo desejado, clique em Aplicar Filtros.
Assim, o sistema apresentará as informações acompanhados do seguintes dados:
Código: o sistema informará o código do produto, onde ao clicar, fará o redirecionamento para a tela do seu cadastro; Produto: neste campo, será apresentada a descrição da mercadoria.
Na coluna Despesas, você irá verificaras despesas estão relacionadas aos valores gastos na compra da mercadoria ou do serviço. Aqui, você terá os seguintes campos: Preço Compra: o preço de compra do produto, cobrado pelo fornecedor do item; Frete Compra: o frete cobrado na compra do produto adquirido; Seguro Compra: caso tenha seguro, aqui será informada a porcentagem proporcional a ele; IPI: o Imposto sobre Produtos Industrializados cobrado pelo fornecedor; ICMS: o Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviço cobrado pelo fornecedor; Operacional/Outros: o percentual referente às Despesas Operacionais; Impostos: a soma dos encargos tributários sobre a mercadoria, informados acima; Comissões: neste campo será informada a comissão da venda do produto; Frete: será feito uma média de valor de frete levando em consideração a quantidade de vendas e o valor de fretes de acordo com o período pesquisado, com os valores sendo pagos pela empresa, consequentemente se tornando uma despesa; Seguro: será feito uma média de valor de seguro levando em consideração a quantidade de vendas e o valor de seguros de acordo com o período pesquisado, com os valores sendo pagos pela empresa, consequentemente se tornando uma despesa; Total Despesas: o total das despesas.
Na coluna Precificação, serão apresentadas sugestões para definir o preço de venda do produto, de acordo com as informações das despesas. Através desta coluna, você pode visualizar, as seguintes informações: Markup: o markup é um método de precificação que permite o controle do preço de venda, por meio de um “indicador” ou “índice”. Este indicador é aplicado sobre o custo de um produto, determinando o preço de venda e comercialização. Um markup é adicionado ao custo total incorrido pelo produtor de um bem ou serviço com propósito de gerar um lucro. Lucro Esperado sobre o custo + acresc.: esta informação diz respeito ao percentual de lucro que você, empreendedor, estima ter sobre a venda de cada mercadoria. Ou seja, se você adquire uma vassoura que tem um custo total de R$5,00 para a sua empresa (incluindo impostos e custos operacionais), aqui será atribuído um valor em % de lucratividade sobre o valor investido na compra da vassoura. Assim, se ela custa R$5,00 para a sua empresa e o lucro estimado é de 20%, você deverá precificá-la pelo valor de R$6,00. Lucro Real (margem):faz parte da estratégia de qualquer negócio definir um preço e uma margem para negociação, estabelecendo o percentual de lucro que você deseja ter; Lucro Real sobre a venda: neste campo será informado o lucro que você efetivamente teve no momento da venda. Por exemplo, digamos que você esperava ter 20% de lucro sobre a venda de cada vassoura. No entanto, o cliente A fez uma compra de 10 vassouras. Nesse caso, você aplicou um percentual de desconto para fechar uma venda maior. Assim, o lucro real, será diferente do esperado. Preço Venda Atual: será informado o preço que está sendo praticado neste momento em seu comércio; Preço de Venda Sugerido: o índice multiplicador fará o cálculo final, sugerindo o preço de venda sobre um produto/serviço.
Se desejar será possível extrair os dados apresentados em PDF ou Excel de acordo com as suas necessidades, para isso clique nos ícones informativos apresentados no topo de sua tela.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!