Como configurar e utilizar a integração Bom Pra Crédito no Sistema ERP
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A integração com a Bom Pra Crédito (BPC) é utilizada quando você realiza a venda para seu cliente, em que o pagamento dessa venda será realizado através de um financiamento/empréstimo. A BPC é uma plataforma que oferece ao seu cliente diferentes opções de financiamento. Para de fato utilizar essa integração, você precisa ter uma conta junto à BPC, pois dessa forma, quando realizar uma venda para esse cliente, é possível consultar a possibilidade desse financiamento diretamente pelo ERP.
A funcionalidade ocorre da seguinte forma: Você registra a venda para o cliente no ERP e cria o pagamento junto à Bom Pra Crédito. Como os dados do cliente estão configurados no Sistema ERP, automaticamente são encaminhados para a BPC, onde eles entrarão em contato com o cliente por SMS ou e-mail informando um link para continuação do seu cadastro, e após isso, você consegue finalizar a aprovação do pagamento no sistema.
Dessa forma, você recebe da BPC o valor total da venda em até um dia útil, e o cliente deve o valor diretamente para a BPC. Portanto, você não tem risco nenhum em relação a falta de pagamento. Em contrapartida, a BPC cobra de sua empresa uma comissão em cima do valor negociado, que pode ser pago no mês subsequente da venda. Sabendo disso, o ERP já registra esse lançamento financeiro de despesa de comissão para a BPC, conforme a configuração realizada na Central de Integrações, que veremos a seguir.
Para realizar essa integração, acesse o menu lateral Central de Integrações, submenu Financeiras.
Em seguida, clique em Adicionar Integração e selecione a opção Bom Pra Crédito.
Feito isso, clique em Conectar Conta.
Dessa forma, se abrirá um modal para realizar o preenchimento dos seguintes campos:
Nome da Integração: informe o nome que terá esta integração junto à Bom Pra Crédito;
Client_id: para obter essa informação, é necessário entrar em contato diretamente com a Bom Pra Crédito;
Client_secret: para obter essa informação, é necessário entrar em contato diretamente com a Bom Pra Crédito;
% Comissão de Venda BPC: informe a taxa de comissão que você paga para a Bom Pra Crédito sobre o valor total da venda;
Dia do Lançamento da Comissão: informe qual o dia que o sistema deve registrar como vencimento a comissão para para a Bom Pra Crédito;
Empresa: informe a empresa que possui essa integração com a Bom Pra Crédito.
Depois de preencher todos os campos, clique em Salvar.
Após realizar essa configuração, é o momento de utilizar esse recurso. Portanto, o primeiro passo é inserir detalhadamente os dados do cliente, acessando o menu lateral Cadastros, submenu Nova Pessoa.
Nesta nova tela, é necessário que você informe os seguintes dados:
Nome completo do cliente;
CPF/CNPJ;
E-mail;
Telefone;
RG;
Órgão Expedidor do RG;
Data Expedição do RG;
UF Emissor do RG;
IE, em caso de ser PJ;
Data de Nascimento;
Nome da mãe;
Gênero;
Endereço completo.
Fique atento! Para utilizar a integração com a Bom Pra Crédito, é necessário preencher todos esses campos, pois a BPC utiliza esses dados para analisar a possibilidade de crédito para essa pessoa.
Feito isso, é o momento de realizar a venda para esse cliente. Portanto, acesse menu lateral Vendas, submenu Novo Pedido.
Em seguida, preencha o nome do cliente, empresa, depósito e produto.
Após o preenchimento desses campos, clique em Salvar, no topo da tela.
Ainda na tela de edição da venda, vá até a aba Informações Financeiras, onde verá a opção Bom Pra Crédito. Ao clicar nesta opção, o sistema oferecerá para Criar Pagamento.
Neste momento, será exibida uma tela com as informações inseridas no cadastro da pessoa. Depois de conferido os dados, basta clicar em Criar Pagamento.
Sendo assim, o Bom Pra Crédito encaminhará um link ao seu cliente para que ele possa completar seu cadastro junto à BPC. Vale lembrar que será encaminhado por SMS ou e-mail, por isso que esses dados precisam estar corretos no cadastro do seu cliente.
Enquanto isso, na sua venda, o status desse pagamento consta como “Criado“. A qualquer momento você pode consultar o status, clicando sobre o ícone de recarregar
Ainda, existem 3 recursos a serem realizados:
Atualizar Pagamento: utilize esse recurso se deseja atualizar o preço de algum produto da venda, ou adicionar um novo produto. Somente poderá utilizar essa função caso ainda não tenha gerado as parcelas;
Visualizar Informações: esta opção serve para visualizar os dados do clien