Como criar Ordens de Produção no Sistema ERP
Last updated
Last updated
As ordens de produção são utilizadas para controlar a produção industrial, além de controlar o estoque das matérias primas e dos produtos acabados.
Para começar, você precisa decidir como o sistema se comportará em relação a algumas funcionalidades do PCP.
Para isso você precisará acessar menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP e expandir a seção Estoque, onde poderá realizar a configuração das ordens de produção.
Como você irá realizar ordens de produção para produzir os produtos acabados, você deverá habilitar a opção Abater Estoque de Compostos no PCP. Caso você não configure desta forma, a baixa do estoque da composição será realizada no momento da venda. Mas além dessa, você também tem a opção de habilitar o campo Baixa do Estoque ao Iniciar Ordem de Produção. Assim, quando você estiver iniciando a OP, ocorrerá automaticamente a baixa dos produtos da composição. Ao contrário, a baixa ocorrerá no momento de finalizar a OP.
Feito isso, você poderá cadastrar um produto composto onde informará os insumos utilizados na produção do produto final, ou se preferir, poderá informar a composição manualmente no momento de realizar a Ordem de Produção para o item.
Agora, para gerar uma Ordem de Produção, basta acessar o menu lateral PCP, submenu Nova Ordem de Produção.
Para cadastrar uma nova ordem de produção deverão ser preenchidos os seguintes campos da aba Dados.
Seção Informações Gerais
Empresa: selecione a sua empresa responsável por produzir o item; Depósito: informe em qual depósito da empresa será movimentado as matérias primas e os produtos acabados; Código do Pedido: caso a ordem de produção seja originada a partir de uma venda, informe o código da venda neste campo. Você também poderá gerar a Ordem de Produção dentro da venda, então este campo já virá preenchido.
Seção Produtos
Produtos: informe neste campo o produto acabado que será produzido. Busque o produto pelo nome ou código, e depois clique em Adicionar; Meta: informe a quantidade do produto a ser produzida nesta ordem de produção; Lote: informe o lote do produto que será produzido, se houver.
Seção Responsáveis
Responsável Produção: selecione o usuário do sistema que é responsável pela execução da ordem de produção. Somente o usuário informado neste campo poderá dar início à produção; É Responsável por Finalizar?: marcando este checkbox o sistema irá automaticamente preencher Responsável Finalização de acordo com o usuário informado em Responsável Produção. Logo, somente este usuário poderá finalizar a produção; Responsável Qualidade: informe o usuário do sistema que é responsável pela verificação de qualidade do produto produzido. Assim como os demais responsáveis, somente este poderá realizar a aprovação da qualidade; Responsável Finalização: caso não tenha habilitado o campo É Responsável por Finalizar, informe o usuário do sistema que é responsável pela finalização da ordem de produção. Logo, somente este usuário poderá finalizar a produção.
Seção Previsões
Manter Previsão: selecione este checkbox se deseja que, ao finalizar a Ordem de produção, no campo de Data Término o sistema informe os mesmos dados dos campos Previsão Término e Horário Final; Previsão de Início: selecione a data prevista para o início da produção do item; Horário Inicial: selecione o horário em que a ordem de produção será iniciada; Previsão Término: informe a data de previsão de término da produção; Horário Final: selecione o horário em que a ordem de produção será finalizada.
Seção Informações Complementares
Situação: a situação sempre será preenchida automaticamente conforme o andamento da ordem de produção dentro do sistema; Data Início: o sistema trará a data e horário que a ordem de produção foi iniciada; Data Término: o sistema trará a data e horário que a ordem de produção foi finalizada; Validade: caso o item produzido seja controlado por data de validade, informe-a nesse campo; Observações: neste campo de texto livre, você poderá digitar observações sobre a produção do item se necessário. Campos Personalizados: são os campos cadastrados em Atributos para informações personalizadas.
Após realizar o preenchimento das informações, basta clicar em Salvar.
Feito isso, ao clicar em Mais ações, o usuário responsável pela produção poderá Iniciar Produção para começar a produzir os itens.
Com isso, aparecerá a aba Qualidade – CHECK LIST. Nela, o usuário responsável pela qualidade da produção poderá realizar a devida a avaliação de qualidade do produto produzido.
O sistema irá apresentar o produto e ao clicar em Expandir, trará as Qualidades cadastradas dentro do cadastro do produto.
Nesta listagem de qualidades, você deve ser marcada a opção Válida? quando a conferência das qualidades foram realizadas e informar uma Observação caso desejar. Após isso, poderá informar o Nível de Qualidade Obtida na sua produção.
Depois de preencher esses dados, o responsável pela qualidade deverá acessar novamente a aba Dados e preencher a quantidade de produtos produzidos e quantidade de produtos descartados.
Importante! Caso você tenha definido como meta de produção 2 unidades e uma delas houve uma falha, você deverá informar a quantidade produzida como 2 e inserir como descarte 1. Dessa forma, entrará estoque de 1 unidade do produto final, e a baixa dos insumos ocorrerá de acordo com o definido na configuração do ERP. Exemplificando, caso tenha configurado para dar baixa dos compostos ao iniciar a ordem de produção, ocorrerá baixa dos insumos para 2 unidades. Já se configurou o ERP para dar baixa ao finalizar a produção, ocorrerá baixa dos insumos para a quantidade produzida subtraindo a quantidade descartada, ou seja, 1 unidade.
Após preencher as informações na aba Dados, o responsável poderá clicar em Mais ações e em seguida, em Avaliação Concluída.
Continuando o preenchimento das informações da ordem de produção, há também a aba Histórico, onde você incluirá todas as informações relevantes sobre a produção do item. Você terá os seguintes campos: