Como gerar o Relatório Inventário de Produtos no Sistema ERP
Last updated
Last updated
Você sabe exatamente quantos e quais produtos estão disponíveis no estoque da sua empresa em determinada data? Acompanhar essas informações é uma ação extremamente importante para o sucesso da organização, principalmente para quem deseja expandir os negócios. O instrumento necessário para isso é o inventário de estoque.
Para gerá-lo, acesse o menu lateral Relatórios, submenu Estoque, e selecione a opção Inventário Produtos.
Na nova tela, clicando em Filtros do Relatório, é possível efetuar uma busca detalhada levando em consideração algumas informações, sendo elas:
Produto: nome do produto; Categoria: categoria do produto: Fornecedor: fornecedor do produto; Depósito: depósito para uma busca específica; Prateleira: prateleira na qual se encontra esse item; Gênero: gênero do produto; Data Saldo: data na qual deseja consultar os saldos; Saldo diferente de zero: permissão para apresentar itens com saldo diferente de zero. Depois de preencher os campos que deseja gerar o relatório, clique em Buscar.
A partir disso, serão apresentados os resultados da pesquisa com suas devidas informações, sendo elas:
Produto: nome do produto; Código Produto: código do produto; NCM: NCM do produto; Depósito: depósito no qual se encontra o item; Prateleira: prateleira na qual o item se encontra; Saldo Saldo Reservado: saldo reservado (se estiver em branco, não existe reserva); Saldo Disponível: quantidade do produto disponível para uso; Unidade de Estoque: unidade de estoque do item, como por exemplo: KG, UN, PÇ, M, L; Categoria: categoria do produto; Fornecedor: fornecedor do produto; Custo Unitário: custo unitário do produto; Custo Unitário com Acréscimo: custo unitário do item com acréscimo de impostos e frete pagos na compra; Custo Total: custo total do produto, que será a quantidade multiplicada pelo custo unitário do produto.
Além disso, clicando em Mais Ações no canto superior da tela, é possível efetuar o cálculo com os totais de cada coluna e também baixar os dados apresentados de acordo com os Filtros do Relatório em PDF ou Excel.
Caso você esteja realizando a conferência das quantidades dos seus produtos no estoque físico com o estoque no sistema, e encontrou alguma divergência, será necessário realizar uma movimentação no sistema para que tenha a quantidade igual. Esta movimentação você poderá realizar manualmente, produto por produto, ou em massa, através da planilha Excel.
O Relatório de Inventário de Produtos irá apresentar somente os produtos que sofreram alterações de estoque. Se possuir vários produtos cadastrados e os mesmos não aparecerem no relatórios, ocorre que apenas os que tiveram movimentação de entrada ou saída de estoque serão apresentados no relatório, os demais que não tiveram movimentação de estoque não serão apresentados.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!