Integrando a plataforma Asaas no Sistema ERP

Agora dentro da plataforma do Sistema ERP, é possível estar utilizando a Integração Asaas para emissão de boletos. Acompanhe esse artigo para estar criando sua conta Asaas dentro do Sistema ERP.

Inicialmente é necessário possuir conta junto a Asaas, caso não possua pode estar criando sua conta através do link https://www.asaas.com/

Após possuir sua conta, clique no Menu e em seguida Integrações

Onde será direcionado a tela de Integrações, onde será necessário estar clicando em Histórico de criação de chaves de API para estar visualizando se sua conta já possui uma chave API ou se será necessário criar uma nova chave

Na tela de histórico de Chaves API, irá visualizar se já possui alguma chave. Caso a sua conta não possua clique em Gerar Chave de API

Então será apresentada a seguinte mensagem de Aviso, desta forma se esta ciente da informação apresentada, clique em Avançar

Em uma nova janela, será necessário estar autorizando a geração da chave, onde será enviado o código de validação ao telefone registrado junto a sua conta

Ao clicar em Enviar código, o mesmo será enviado ao número registrado junto a sua conta. Digite o código que foi enviado e em seguida clique em Gerar nova chave API

Então sua Chave API será gerada com sucesso, na qual a mesma será utilizada dentro do Sistema ERP para integração.

Cadastrando a Conta Bancária no Sistema ERP

Acesse Menu Lateral Cadastros e em seguida o submenu Nova Contas bancárias

Nesta página, informe os dados da sua conta bancária.

Nome: nome do titular da conta;

Empresa: selecione a empresa entre as cadastradas no sistema, a qual a conta bancária pertence;

Banco: selecione a instituição financeira da conta bancária: 461 - Banco Asaas;

Saldo Inicial (R$): o saldo inicial consiste no valor disponível na conta da empresa. O preenchimento deste campo, possibilita o controle do seu saldo;

Habilitar Emissão de Boletos e integrações por API: esta opção será utilizada para emissões de boletos, o sistema disponibilizará a aba Emissão de Boletos;

Habilitar recebimento via Pix nas vendas: selecione esta opção se esta conta poderá receber pagamentos via Pix em suas vendas;

Agência: número da agência financeira em que sua conta está vinculada;

Dígito Agência: este é bem simples de localizar, vem depois do traço (ou espaço) é o dígito verificador. Informe o dígito da sua agência, se por acaso sua agência não tiver dígito, informe zero(0) neste campo;

Conta: número da sua conta;

Dígito Conta: o dígito da conta é o número que aparece logo após o final do número da sua conta, depois de um traço ou espaço, se por acaso sua conta não tiver dígito, informe zero(0) neste campo.

Em seguida, clique em Salvar. Feito isso, o cadastro da sua conta bancária será finalizado e salvo.

Com a opção Habilitar Emissão de Boletos marcada, você deverá adicionar outras informações na aba Emissão de Boletos.

Nosso Número Inicial: código de controle que permite ao banco e ao beneficiário identificar os dados da cobrança que deu origem ao boleto de pagamento. Verifique com seu banco o número que você deverá informar nos boletos emitidos por sua empresa, siga sempre a sequência dos números;

Multa (%): taxa cobrada ao dia em porcentagem, após a data de vencimento;

Juros Mensais (%): taxa ao mês em porcentagem, após a data de vencimento;

Desconto até o Vencimento (%): informe a taxa em porcentagem do desconto para pagamentos antecipados;

Emitir boleto com comprovante de recebimento: selecione esta opção para obter o comprovante de recibo do pagador;

Instrução para pagamento após o vencimento: informe neste campo uma orientação para os pagamentos efetuados após a data de vencimento.

Em seguida, preencha as informações sobre a Carteira.

No campo Pesquisar, selecione dentre as alternativas, o tipo de carteira que irá utilizar e clique em Adicionar. Feito isso, será exibido o campo Carteiras Adicionadas, preencha as informações seguintes:

Padrão: caso você adicione mais de uma carteira, o sistema lhe permitirá selecionar a carteira padrão para a emissão;

Nome: será o nome da carteira adicionada;

Taxa: informe o valor cobrado para emissão do boleto referente ao recebimento do retorno, ainda que o valor pago seja extraído da taxa, o boleto e o seu lançamento será considerado como pago;

Subtrair Taxa no Valor Pago: ao marcar esta opção o sistema irá subtrair o valor da taxa, do valor pago;

Logo abaixo é possível visualizar o campo Configurar Integração com API, onde o campo deverá ser destacado para efetuar a integração junto ao Banco Asaas

Chave API: informe a chave API gerada dentro do Banco Asaas conforme passos iniciais deste artigo;

E-mail no Asaas: informe o e-mail de cadastro junto ao Asaas;

Usar envio de notificações de cobrança do Asaas: destaque essa opção se desejas que a plataforma Asaas efetue a notificação e cobrança dos boletos gerados através da integração.

Ao destacar para usar o envio das notificações do banco, irá abrir novos campos para estar efetuando o modo de envio das notificações e tempo de envio das notificações:

Após isso, clique em Validação Integração para que os dados informados sejam validados. E em seguida, conseguirá estar gerando seus boletos do Banco Asaas através do sistema.

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!

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